segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como a Acupuntura pode ajudar a lidar com o Estresse?

Olá, meu nome é B.M. e estou passando por uma situação de vida complicada, o que vem me causando sintomas típicos de estresse (irritabilidade, nervosismo, insônia e falta de apetite). Um colega do trabalho me aconselhou a me tratar com Acupuntura, mas não estou certa de como isso pode me ajudar. Como a Acupuntura pode resolver uma situação de estresse?

Como a Acupuntura pode auxiliar quem sofre de Ansiedade?

Ola, ouvi dizer que a acupuntura é muito recomendada no tratamento de ansiedade. Sofro de Transtorno de Ansiedade Generalizada e faço tratamento psiquiátrico e psicoterapia. Posso me beneficiar mais ainda com acupuntura? Neste caso qual a indicacao? Obrigada!

Menstruação irregular e infertilidade na MTC

Olá, tenho 32 anos e há mais de um venho tentando engravidar. Meu ciclo menstrual sempre foi irregular, às vezes ficando sem menstruar por três meses, em outros momentos ficando menstruada duas vezes no mesmo mês. Durante os últimos oito anos tomei pílula anticoncepcional e, mesmo após interromper o uso, há treze meses, minha menstruação ainda não se regularizou. Estou muito frustrada com isso e não disponho de dinheiro para fazer um tratamento de fertilização, de modo que me recomendaram a Acupuntura. Realmente pode ajudar? Obrigada!

Fibromialgia e Medicina Tradicional Chinesa

A fibromialgia caracteriza-se como uma condição reumática não deformante, na qual estão presentes dores musculares difusas do tipo crônico, principalmente no pescoço, ombros, região interescapular e lombar. Além disso, no quadro estão presentes alterações no padrão de sono, cefaléia, síndrome do cólon irritável, rigidez matinal, fadiga crônica, depressão, etc.


Corrimento vaginal e MTC

Também chamada de vaginite ou vulvovaginite, a leucorréia é caracterizada pelo aumento do fluxo de descarga vaginal (corrimento vaginal). Os principais sintomas são, além do aumento no fluxo vaginal, cheiro forte e desagradável, secreção com consistência alterada, coceira na vagina ou na vulva, aumento da vontade de urinar, ardor ao urinar e dor e irritação durante o ato sexual.

Insônia e MTC

A Insônia é, atualmente, uma das principais queixas presentes nos consultórios médicos. O corre-corre do dia a dia, o estresse, a má alimentação e o sedentarismo são fatores que colaboram para o estabelecimento do quadro. Infelizmente, as pessoas que sofrem de insônia demoram a buscar tratamento, quando o fazem. Em geral os malefícios da falta de sono não são levados a sério por quem sofre deste mal, o que faz com que o tratamento e reestabelecimento seja mais difícil e demorado.

Medicina Chinesa e Constipação Intestinal

Constipação Intestinal é a classificação clínica dada para a “prisão de vente” ou “obstipação intestinal”; o diagnóstico pode ser dado na presença de sintomas como frequência de evacuação inferior a 3 vezes por semana, fezes ressecadas e de dificil expulsão, além do desconforto durante ou após a evacuação e a sensação de que esta não se deu de maneira completa. De acordo com as pesquisas médicas na área, é mais comum em mulheres e em idosos.

A Acupuntura no tratamento do Câncer

Quando os remédios não são mais suficientes para combater a náusea e o vômito causados pelas drogas quimoterápicas, especialistas de Centros de Tratamento de Câncer no Brasil e no mundo têm recorrido mais e mais frequentemente à Acupuntura.

Forças Armadas Americanas recomendam Acupuntura para soldados

O setor de Administração dos Veteranos de Guerra das Forças Armadas dos Estados Unidos da América está, desde junho do presente ano, recomendando técnicas complementares de tratamento, tais como Acupuntura, Meditação e Yoga, para os veteranos de guerra. Estudos comprovam que 9 entre 10 soldados que voltam das zonas de guerra ocupadas pelos Exércitos Americanos no Iraque e Afeganistão sofrem de dores em função das lesões de guerra, motivo pelo qual a recomendação vem sendo feita com resultados satisfatórios.

Estudo comprova: Acupuntura modifica a forma com que o cérebro percebe a dor

Apesar da idéia de ter o corpo todo furado por agulhas com o objetivo de tratar dores arecer estranha em um primeiro momento, milhares de pessoas que já experimentaram a Acupuntura são veementes em afirmar que o tratamento funciona, independentemente qual seja a origem da dor. Mas como isso exatamente funciona? Quanto do alívio sentido pelos pacientes se deve à eficácia do tratamento em si e quanto não se deve apenas ao efeito placebo?

Sobre a Medicina Tradicional Chinesa

As origens da MTC remontam à pré-história, no período chamado de “Nova Idade da Pedra” (10.000 a 3.000 a.c.), quando pedras redondas aquecidas eram comprimidas à pontos dolorosos do corpo. As primeiras agulhas de acupuntura encontradas em escavações, feitas de pedra e lascas de bambu e usadas para aliviar dores e curar doenças através da estimulação do sistema nervoso datam de aproximadamente 4000 a.c. (FOREIGN LANGUAGES PRESS, 2008). Mais tarde, foram substituídas por agulhas de metal, durante a “Idade Clássica do Bronze na China” da Dinastia Shang (1523-1027 a.c.), e toda uma gama de métodos terapêuticos foi desenvolvida com o passar do tempo.