terça-feira, 28 de junho de 2011

Acupuntura reduz a dor de cabeça e pescoço em pacientes com câncer


A acupuntura foi avaliada para reduzir significativamente a dor, disfunção e xerostomia na cabeça e pescoço de paciente com câncer após esvaziamento cervical.

O estudo foi liderado por David Pfister, médico chefe do Serviço de Oncologia em Cabeça e Pescoço e Cassileth Barrie, PhD, chefe do Serviço de Medicina Integrativa do Memorial Sloankettering Cancer Centre. Os resultados foram apresentados no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alerta ao Tamiflu

A preocupação com pacientes que pressionam médicos a prescreverem a droga anti-gripe Tamiflu podem estar deixando a porta mais aberta para o vírus da gripe H5N1 aviária.

O abuso do Tamiflu - a arma anti-H5N1, terá como resultado a  não  eficácia se houver um surto de gripe aviária, três principais especialistas médicos advertem.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Acupuntura como Terapia de Regulação Hormonal

Um pequeno estudo divulgado em março descobriu que a acupuntura reduz as alterações de humor em mulheres na pós-menopausa. Isto confirma o que outras notícias recentes indicam – a acupuntura é claramente uma melhor opção do que a TRH (terapia de reposição hormonal) para tratar os sintomas da menopausa.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Alho reduz os níveis de glicose no sangue dos diabéticos e ajuda na hipertensão

O alho pode restaurar alguns dos antioxidantes danificados pelos radicais livres em pacientes com doenças vasculares, tais como diabetes e hipertensão, segundo novo estudo. 
O estudo foi publicado pelo Evidence-based Complementary and Alternative Medicine. Ratos induzidos a ter diabetes e hipertensão receberam uma solução aquosa de extrato de alho (500mg/kg dia) durante três semanas.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Acupuntura e dor lombar crônica

Seis meses de tratamento com acupuntura parece ser mais eficaz que a terapia convencional no tratamento da dor lombar, de acordo com um estudo na edição de setembro do Archives of Internal Medicine, nos EUA.

"A dor lombar é comum, prejudicando e incapacitando, muitas vezes a longo prazo, com uma prevalência estimada de 70 a 85%." É a segunda causa mais comum da dor em que o tratamento médico é procurado e uma das principais causas de absentismo e incapacidade. A acupuntura é cada vez mais utilizada como alternativa terapêutica no controle da dor.

Yoga gasta energia tanto quanto o exercício físico convencional

Yoga é uma energia exigente como o exercício físico? Um estudo recente mostra que o exercício da fisiologia da ioga é comparável à exercícios físicos. O estudo foi feito na Índia e foi publicada no Jornal de Oxford baseado em provas complementares e Medicina Alternativa.

Ginkgo Biloba não pode impedir a doença de Alzheimer

Ginkgo biloba, suplemento de ervas que é vendida em lojas de alimentos como um potencializador de memória, não impede o início da demência ou da doença de Alzheimer, sugere nova pesquisa.
O estudo é o maior e mais longo realizado até à data sobre o uso da erva.

O suplemento de ginkgo, sempre promovido como um auxílio à memória, não ajuda a prevenir a demência e a doença de Alzheimer no maior teste do extrato em americanos mais velhos. "Não acho que tem futuro como uma poderosa droga anti-demência", disse o Dr. Steven DeKosky da Universidade de Medicina da Virginia, que liderou o estudo financiado pelo governo federal.

A vitamina D ajuda o cérebro a trabalhar melhor em idade avançada

A vitamina D pode ter um papel fundamental em ajudar o cérebro a manter-se bem na vida adulta, sugere pesquisa publicada no Jornal de Neurologia e Neurocirurgia e Psiquiatria (Journal of Neurology Neurosurgery e Psiquiatry).
A pesquisa indica que a falta o consumo de vitamina D pode estar associada a agilidade no envelhecimento do cérebro, mas os resultados têm sido inconsistentes.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Acupressão auricular para parar de fumar

O Tabagismo representa um dos maiores riscos atuais para a saúde pública. Entre as diversas terapias para deixar de fumar (programas de tratamento da toxicodependência) anunciado é comum encontrarmos a acupuntura. Na acupuntura, existe uma técnica particular, chamada de acupuntura auricular.

A acupuntura auricular pode ser feita com agulhas, estimulação elétrica ou colocando sementes em pontos específicos localizados na orelha. Um estudo-piloto intitulado “Acupressão para parar de fumar”  destina-se a estudar a eficácia da pressão sobre os pontos de acupuntura auricular em doentes tratados para deixarem de fumar.