segunda-feira, 18 de julho de 2011

As principais indicações da acupuntura!

A utilização da acupuntura como recurso terapêutico pode ser justificada a partir da compreensão de seus mecanismos de ação. Em síntese, vários efeitos de relevância clínica podem ser gerados pela acupuntura (ACP) ou eletroacupuntura (EACP). Dentre eles, destacam-se os efeitos analgésicos, relaxante muscular, sedativo/hipnótico, antiemético, ansiolítico, antidepressivo (leve), anti-secretor (HCl), antiadição, antiinflamatório, indutor da imunidade, facilitador na reabilitação após acidente vascular encefálico e estimulante da reparação e cicatrização tecidual.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Hipertensão e Acupuntura

A hipertensão costuma ser assintomática e nunca foi definida como doença ou como padrão clínico dentro da medicina chinesa. A sua análise contemporânea é baseada nos sintomas que maioritariamente afetam estes pacientes. Nesta obra analisamos estes sintomas como pertencendo à hipertensão. No entanto devemos ter em consideração de que estes sintomas e a variação de padrões clínicos a ele associados também se verificam em outros casos em que os pacientes não sofrem deste mal.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Quando os pacientes são os melhores médicos

Recentemente li um caso clínico diagnosticado como Sídrome do Cólon Irritável. Durante a fase de diagnóstico clínico a paciente referiu que os sintomas (diarréia e borborigmos) eram desencadeados quando comia alimentos crus como frutas, saladas ou sushi.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Como os médicos "ajudam" as medicinas alternativas

Muitas vezes ouvimos médicos atacar e contestar as medicinas não convencionais, sejam elas idôneas ou não. Atacam os acupunturistas, com exceção dos colegas que fazem acupuntura, atacam o reiki, a medicina quântica, a homeopatia, a osteopatia, etc…