sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ALEGRIA: UMA EMOÇÃO QUE CAUSA DOENÇA?


Sempre parece estranho que a alegria esteja listada entre as causas emocionais que causam doença na medicina chinesa. E ela sempre foi mencionada, desde os tempos mais antigos. Curiosamente, o ideograma chines para alegria (xi ) é o único dentre todas as outras emoções que não deriva do radical “coração”. O ideograma Xi deriva do radical “tambor” e “boca”, como tocando um tambor e cantando de alegria. Quando por coincidência dois ideogramas Xi aparecem lado a lado, são chamados de “alegria em dobro” e também são o ideograma para casamento.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Quando o Estresse é demais


NÃO DEIXE QUE ESTE ESTADO EMOCIONAL SE TRANSFORME NUMA DOENÇA CRÔNICA


Você conhece bem a sensação.

Por culpa do trânsito chega atrasada ao trabalho e quando finalmente entra no escritório as tarefas de caráter urgente amontoam-se.

Como se não bastasse, o seu chefe está de mau humor e quando regressa a casa ainda discute com o seu marido.

Quando estamos stressados, o hipotálamo, um minúsculo circuito presente na base do cérebro liberta glucocorticoides, uma hormona que coloca o organismo em estado de alerta. A pressão sanguínea e os batimentos cardíacos aumentam, os níveis de açúcar no sangue elevam-se, os músculos contraem-se. Tudo isto para que, se um leão correr atrás de si, você tenha a energia necessária para fugir.

Feng Shui



Os chineses sempre foram muito cuidadosos ao escolher um local para estabelecer uma vila, uma cidade ou uma capital. Um local bem escolhido poderia trazer prosperidade, enquanto uma escolha errada poderia trazer fome e miséria. A responsabilidade pela escolha de um local auspicioso pesava nos ombros do homem que possuía os conhecimentos necessários para realizar essa difícil tarefa. Experiências foram passadas de geração em geração, estabelecendo o que hoje chamamos de "Feng Shui", ou mais corretamente "Kan Yu".