quarta-feira, 13 de julho de 2011

Hipertensão e Acupuntura

A hipertensão costuma ser assintomática e nunca foi definida como doença ou como padrão clínico dentro da medicina chinesa. A sua análise contemporânea é baseada nos sintomas que maioritariamente afetam estes pacientes. Nesta obra analisamos estes sintomas como pertencendo à hipertensão. No entanto devemos ter em consideração de que estes sintomas e a variação de padrões clínicos a ele associados também se verificam em outros casos em que os pacientes não sofrem deste mal.

Em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a hipertensão pode dividir-se nas seguintes categorias: Xuan Yu (vertigens) e Tou Tong (cefaléia).

Hipertensão de acordo com a MTC

Existem 4 padrões principais no diagnóstico da hipertensão. Esses padrões são: Plenitude Calor do Fígado; Mucosidades que afetam o Aquecedor Superior (tórax); Subida de Yang devido a Vazio de Yin; Vazio de Yin e Yang do Rim.

Diagnóstico de acordo com a Medicina Chinesa
 
Plenitude Calor do Fígado

Hipertensão, cefaléia (generalizada, no vértice ou nas têmporas) e tonturas que agravam com calor e estados de irritabilidade, face vermelha, olhos vermelhos, hemorragia nasal, boca e garganta secas, irritabilidade e/ou tendência para acessos de raiva, língua vermelha com capa amarela, pulso forte e rápido.

Mucosidade que ascende ao Aquecedor Superior
 
Hipertensão, cefaléia e tonturas acompanhadas por sensação de peso, sensação de peso no corpo, sensação de opressão torácica, alterações de apetite, língua com capa branca e pegajosa, pulso deslizante.

Subida de Yang do Fígado devido a Vazio de Yin

Hipertensão, tonturas, cefaléia, acessos de calor, zumbidos, insônia, irritabilidade, dormência ou tremor dos membros, sintomas que agravam com irritabilidade ou calor, lombalgia que melhora com pressão e está associada a cansaço, fraqueza dos membros inferiores e zona lombar, urina escura, língua vermelha sem capa ou com capa muito fina, pulso fino, superficial e rápido.

Vazio de Yin e Yang do Rim

Hipertensão, tonturas, zumbidos, cefaléia, lombalgia que melhora com pressão, alterações urinárias (micção noturna), fraqueza dos membros inferiores, astenia física, palidez e maçãs do rosto vermelhas, membros frios, sede, pulso lento e profundo, língua pode apresentar-se normal ou com tom avermelhado pálido e com capa.

ACUPUNTURA
 
Seleção de pontos para a Hipertensão: 20VB, 11IG, 4IG, 36E.

O ponto 20VB é ponto de reunião da Vesícula Biliar e dos meridianos Yang wei; elimina calor da cabeça e olhos e acalma a cefaléia. Os pontos 11IG e 4IG eliminam calor e baixam a pressão arterial. O ponto 36E é outro ponto experimental com bons resultados no tratamento da hipertensão.
Além destes pontos base ainda podemos usar 10BP, 40E e 3F. Também existem relatos do uso do ponto 2R para tratar hipertensão sistólica. 
 
Seleção de pontos para os padrões clínicos:

Plenitude Calor do Fígado: 2F, 43VB
Estes 2 pontos eliminam calor do Fígado e VB. O ponto 3F também pode ser usado pois acalma o Yang do Fígado. Estes pontos associados aos pontos base (que acalmam o Yang ou eliminam calor) fazem um tratamento forte.

Mucosidade que ascende ao AS: 40E, 17VC, 6MC
40E elimina Mucosidade e os pontos 17VC e 6MC regularizam o AS.

Subida de Yang do Fígado devido a Vazio de Yin: 3F, 6BP, 3R, 8F
O ponto 3F acalma o Yang do Fígado e os restantes fazem a tonificação do Yin do Fígado. Atente-se à presença do ponto 20VB, no protocolo base, que acalma o Yang do Fígado.
Outros pontos a adicionar seriam o 18B e 23B pois são pontos de assentimento dos referidos órgãos.

Vazio de Yin e Yang do Rim: 4VC, 6BP, 4VG, 23B, 2R
4VC fortalece o Qi do Rim, 4VG e 23B com moxa fortalecem o Yang e 6BP e 2R ajudam a tonificar o Yin.

Pontos sintomáticos para sintomas mais relevantes:
insônia e irritabilidade: 7C, 43VB, 13VB
obstipação: 6TA
náuseas ou vômitos: 6MC, 36E
tonturas severas: 20VG, 20VB, 8E, Sishencong


BIBLIOGRAFIA

http://acupuntura.blogas-pt.com/hipertensao-e-acupuntura-acupunctura/

JUNYING, Geng; et ally; Selecionando os Pontos Certos de Acupuntura, Um Manual de Acupuntura; ed. ROCA, ISBN 85-7241-152-6; 1ª edição, São Paulo, 1996

YANFU, Zuo; et ally; Chinese Acupuncture and Moxibustion; Publishing House of Shangai University of Tradicional Chinese Medicine; ISBN 7-81010-667-8, 1ª edição, Shangai, 2002

YIN, Ganglin; ZHENGHUA, Liu; Advanced Modern Chinese Acupuncture Therapy; Ed. New World Press, ISBN 7-80005-558-2/R·046, 1ª edição, Beijing, 2000


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário