segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Tratamento em Acupuntura & Moxabustão para Depressão

Introdução

De acordo com as estatísticas do Ministério da Policia Japonesa, no ultimo ano, o número anual de suicídios ultrapassara 30.000 pelo sétimo ano consecutivo. Isto é aproximadamente quatro vezes o número de fatalidades em acidentes de trânsito. Também o número de suicídios por 100.000 pessoas é de 27 pessoas (dados de 2003 do referido Ministério), que é um numero relativamente alto e incomum para nações mais avançadas. Este estado incomum, no qual o Japão poderia ser chamado de “nação do suicídio,”, ainda continua.


O supracitado foi retirado de um artigo em um dos principais jornais da Prefeitura de Ohita. Posteriormente, em 1º de novembro de 2004, os principais jornais japoneses reportaram o que se segue: Segundo um estudo feito por Tsunoda Kenzo, professor assistente da Hokkaido Daigakuin University, descobriu que sintomas depressivos, os quais possivelmente podem levar à uma depressão grave, podem ser encontrados em aproximadamente 8% dos estudantes do primário e em aproximadamente 23% dos estudantes do ginásio. Crianças com estes sintomas, acrescidas de um sentimento tão indiferente que “nada é interessante,” expressaram uma forte melancolia como “sentir vontade de chorar” e “sentir-se totalmente só.”

Descobriu-se que há milhões de casos de depressão, incluindo casos latentes, e portanto a Força Tarefa Anti-Depressão do Japão foi estabelecida. Há aqueles que acreditam que cerca de 10% dos japoneses, ou aproximadamente 10 milhões de pessoas, sofrem de depressão ou de uma condição deprimida. (Murazaki Mitsuya, diretor do East Kitasato University Hospital) Alguns acreditam que a recessão econômica nos últimos anos levou a um declínio psicológico. Qual é a causa desta depressão, no entanto, se ela não diminui mesmo após o surgimento de uma ascensão econômica e então superamos as más situações? Há uma causa social ou é devido a poluição, ou poderia ser uma questão étnica ou cultural? De qualquer forma, depressão é um problema sério.

Parece que até recentemente, acupunturistas têm evitado o tratamento da depressão. É verdade que pacientes com uma condição séria podem planejar suicídios quando começarem a se sentir um pouco melhor. Pode ser mais seguro, portanto, não se envolver de forma alguma. Em minha experiência, no entanto, acupuntura é uma modalidade de tratamento muito efetiva para a depressão. É particularmente efetiva para estados depressivos, os quais precede a depressão grave. Deixando de lado o medo de ser mal compreendido, acupuntura é muito eficiente para a depressão, e é um desperdício não utilizá-la. Olhando ao meu redor, percebo que há muitas pessoas que experimentam estados depressivos. Quando pessoas recebem acupuntura, invariavelmente seu humor se ilumina. O Japão tem um “excesso” de acupunturistas, então se muitos acupunturistas atacarem a depressão, o Japão se tornará um país muito feliz. Isto pode parecer um sonho, mas falo sério.

O Tratamento da Depressão

Existem dois requerimentos indispensáveis para o tratamento da depressão. O primeiro é a diferenciação de síndromes. O Segundo é o uso de inserção super-superficial. O primeiro pertence ao diagnóstico e o segundo, ao tratamento.

Diferenciação de Síndromes

A síndrome deve ser determinada. Utilizo principalmente a Terapia de Meridianos. Na Terapia de Meridianos utilizamos o termo sho-kettei (determinação da síndrome). Isto significa decidir quais meridianos estão afetados. Em uma deficiência de Fígado, por exemplo, significa que o meridiano do Fígado é o meridiano principalmente afetado. Na Medicina Tradicional Chinesa, é chamado de diferenciação de meridianos ou diferenciação de Zang Fu. Os meridianos e os Zang Fu estão intrinsecamente ligados. Isto é o que entendo, então tratar o meridiano do Fígado beneficia não só o meridiano do Fígado, porém o órgão fígado também.

Diferenciação, especialmente aquela entre os cinco órgãos Zang, é importante. Eu originalmente percebi que a acupuntura é útil para condições psicossomáticas, incluindo a depressão, quando me deparei com o termo “o espírito dos cinco órgãos Zang” no inicio do Zhenjiu Jiayi Jing (The Systematic Classic of Acupuncture and Moxibustion). Acredito no que o texto propõe, “A sede do espírito ou mente se encontra nos cinco órgãos Zang.” A visão da medicina ocidental é de que a sede do espírito está no cérebro, e isto é diametralmente oposto à visão da medicina oriental. Ao praticar acupuntura e moxabustão, tive a sensação de que o espírito está abrigado nos cinco órgãos Zang.

Os cinco Órgãos Zang estão preenchidos com um Qi especial, respectivamente chamados Shen (Coração), Hun (Fígado), Yi (Baço), Po (Pulmão) e Zhi (Rim), os quais são em conjunto chamados de Cinco Espíritos. Quando o Pulmão está enfermo, por exemplo, o Po, abrigado no Pulmão, diminui, então uma pessoa se torna triste ou perde sua motivação. Mudanças similares ocorrem quando outros órgãos Zang são afetados. O estado psicológico varia conforme o padrão, mas os principais problemas causados por deficiências nos Cinco Espíritos são as seguintes: (1) humor deprimido (2) perda de motivação (3) falta de interesse e perda de prazer (4) facilmente fatigado e desejo de se deitar (5) sem apetite (6) sono ruim (7) perda de desejo sexual.

Desequilíbrios psicológicos são aliviados ao se regular os cinco Órgãos Zang, então, deve-se encontrar uma forma de se descobrir qual Órgão Zang está afetado. Utilizo principalmente o diagnóstico pelo pulso para determinar o padrão. Seja uma deficiência do Fígado, Rim, Baço ou Pulmão, quanto pior a deficiência, mais difícil será tratar.

Nos clássicos, se diz que a qualidade do pulso na depressão é afundado. Quanto pior a depressão, mais profundamente o pulso afundará, até que ele quase desapareça sob o osso. Isto é conhecido como pulso escondido. Há de fato tal tendência. Quando nosso humor afunda, nosso pulso afunda, e quando nosso humor sobe, nosso pulso começa a flutuar. O paciente é fácil de curar quando o pulso é flutuante. Pacientes com pulso afundado são difíceis de tratar. Se checar os pulsos conforme executa o tratamento, e ele começar a se tornar mais flutuante, poderá ficar confiante de que o tratamento está tendo um bom efeito. O que você pode fazer se não souber aferir o pulso? Há outra forma de confirmar o efeito? Estou trabalhando em outro método, e irei mencioná-lo depois.

Inserção Super-Superficial

Digamos que você decidiu qual o padrão, e se trata de uma deficiência de Fígado. Há duas abordagens na Terapia de Meridianos, o tratamento raiz e o tratamento do ramo. O tratamento raiz é especialmente importante para problemas psicológicos. Para deficiência do fígado eu normalmente tonifico F8, R10, E36 e IG11. Apenas agulhar o F8 em um lado é normalmente o suficiente para tornar os pulsos flutuantes e largos. Quando apenas uma agulha não muda o pulso, eu agulho F8 do lado oposto, e continuo com os outros pontos listados. Deve-se ser cuidadoso aqui. A agulha não deve ser inserida profundamente. Não importa se a pessoa possui um corpo forte ou ama acupuntura, se deseja que seja efetivo para a mente, a agulha deve ser mantida muito superficial. Se uma pessoa é mestre, obviamente, até mesmo um agulhamento profundo pode ser eficiente, porém estou considerando minha própria abordagem aqui, e não de outros.

Aqui desejo apresentar a inserção super-superficial, a qual eu constantemente utilize em meus tratamentos. Como cheguei a este método é detalhado em artigos no Journal of the Traditional Japanese Acupuncture Society e Journal of Japanese Acupuncture and Moxibustion, porém tentarei dar uma explicação mais simples.

A técnica de inserção super-superficial

Não é tão difícil. Posicione o tubo com a agulha na pele e muito gentilmente pressione a cabeça da agulha para fazer com que a ponta da mesma seja pressionada contra a pele. (Chamo isto de posicionar a agulha.) Até mesmo uma batida leve na cabeça da agulha fará com que a agulha penetre alguns milímetros, então é melhor não batê-la de forma alguma. Em seguida, remova o tubo e comece a girar a agulha para frente e para trás 1/16 de uma volta (cerca de 20 a 30 graus) com seu polegar e seu indicador. Minha forma de fazê-lo é manter o indicador fixo e mover apenas o polegar. Eu rotaciono rapidamente o cabo da agulha mantido entre a “almofada” do indicador direito e a ponta do polegar direito.

As rotações devem ser feitas o mais rápido possível. Cerca de 500 vezes por minuto é o desejável. De inicio, uma pessoa pode alcançar apenas cerca de 150 por minute, porém o número de rotações aumenta com a prática. Conforme as rotações são mantidas pacientemente, pode-se sentir a Chegada do Qi. Neste momento, a agulha alcançou seu objetivo. Não há necessidade de se aprofundar e estimular a agulha. Isto funciona melhor quando se pensa como um agulhamento de contato e se tenta sentir a Chegada do Qi. Remova a agulha uma vez que o Qi chegou, e feche o orifício quando tonificar, e não o feche quando dispersar.

Quando falo da Chegada do Qi, isto não é algo que se sente de forma tão clara como quando se insere a agulha. É uma sensação vaga, como se algo estivesse ali, porém é difícil de descrever.

As agulhas para se utilizar na inserção supersuperficial

Qualquer agulha que se use irá servir. Eu utilizo agulhas de um cun 01-diâmetro (30mm, 0.14mm). A agulha de um cun é cômoda para inserção super-superficial. Ela permite que se faça o tratamento muito rapidamente.

A definição da inserção super-superficial

Inserção super-superficial refere-se à profundidade entre a agulha de contato e o agulhamento superficial. A profundidade real é 0.5mm. Além disso, nesta técnica a agulha é rotacionada cerca de 500 vezes por minuto. Inserção superficial ocorre entre 1 e 5mm, agulhamento raso ocorre entre 5 e 30mm, e inserção profunda é a mais do que 30mm.

Ono Bunkei desenvolveu uma técnica chamada de agulhamento de contato, na qual a agulha não é inserida. Inoue Keiri utilizava agulhamento disperso, no qual era inserido muito superficialmente. Okabe Sodo frequentemente retinha as agulhas superficialmente. Existem métodos de agulhamento que são ainda mais superficiais do que a inserção super-superficial, porém a principal diferença é a rotação de alta-velocidade da agulha. Esta rotação de altavelocidade é algo que nunca foi mencionado em nenhum outro texto antes. Neste sentido, a inserção super-superficial pode até mesmo ser chamada de “técnica de super-rotação”.

Efeitos e Benefícios

Existem os seguintes efeitos e benefícios: (1) Eficiente para diversos tipos de dor, especialmente dor espontânea. (2) Pode ser eficiente até mesmo para dor causada por câncer. (3) É imediatamente efetiva para reduzir fatiga e peso no corpo.(4) Muda rigidez para suavidade. Esta técnica possui um efeito de suavizar, mesmo que a agulha não seja inserida no centro da rigidez. (5) Parece ter um bom efeito não apenas para sintomas físicos, mas também para questões psicológicas. O humor da pessoa clareia, e o sono melhora. A pessoa passa a sentir que é realmente maravilhoso estar vivo. (6) Aqueles que não gostam de acupuntura, especialmente aqueles que se negam à sensação de picada, gostam desta técnica. (7) É apropriada para crianças e idosos Algo que não se pode passar despercebido, com a ampliação do envelhecimento populacional.(8) Finalmente, há um efeito sobre o acupunturista. Primeiro de tudo, ele não se cansa. Também é ideal se o próprio acupunturista receber tratamentos utilizando inserção supersuperficial.

O tratamento é completado com o paciente não sabendo de fato o que foi feito. Neste contexto, o efeito de se erguer o espírito do paciente é o mais importante.


Referência: “Can Acupuncture Heal the Mind – The World of Super-superficial Insertion,” Journal of Japan Traditional Acupuncture Society, Vol. 29 No. 1 (#48), July 10, 2002.”Psychosomatic Disorders and Acupuncture and Moxibustion Therapy,” Journal of Japanese Acupuncture and Moxibustion (Ido-no-Nippon), No. 719, Oct. 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário