segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tratamento dos Transtornos de Memória pela Medicina Chinesa


Medicina Ocidental

Na atualidade, os transtornos de memória são tema de muitas pesquisas na Medicina Ocidental, tanto pelo fato de a perda de memória ser cada vez mais a causa de consultas médicas, quanto por representar um dos dois maiores sinais no estudo sobre o processo de envelhecimento cerebral. No momento, três teorias tentam explicar o processo da memória: a cognitiva, a neurofisiológica e a bioquímica.


1. Teoria cognitiva: Esta teoria divide a memória em dois tipos: episódica e semântica

Memória episódica - é a memória diária normal ou memória de “trabalho”, subdividida em três fases: memória de curto prazo, processo de memorização e memória de longo prazo.

A memória de curto prazo requer uma acuidade na percepção: percebemos o mundo através dos nossos sentidos e então o analisamos com o nosso intelecto. A memória de curto prazo também requer uma “extensão da memória”, que é um traço subsistente da memória, mais especificamente no córtex cerebral. A extensão da memória depende da capacidade de retenção do córtex cerebral e do processamento inicial de dados; se a capacidade é excedida, alguns dados serão perdidos. A memória de curto prazo finalmente requer uma “atenção voluntária” envolvendo a participação de estruturas controlando o alerta e a vigília (lócus caeruleus).

O processo de memorização é a estocagem da informação, requerendo tanto organização quanto impressão, no qual ‘dormir’ representa um papel paradoxal em ordenar e reter as imagens.

A memória de longo prazo utiliza a imagem mental - a representação daquilo que não é mais percebido. Essa imagem mental é utilizada toda vez que houver recordação da memória. Essa recordação acontece quando mentalmente um assunto retorna ou revive a informação armazenada, sob a forma de ‘evocação livre’, ou quando a imagem armazenada é recordada como resultado de um novo confronto, como ‘reconhecimento’.

A diferença entre ‘evocação livre’ e ‘reconhecimento’ reflete uma forma pequena de esquecimento. Por exemplo, no verão passado eu li um livro de Jack London, mas não consigo me lembrar do título - não há ‘livre evocação’. Ver a capa verde do livro, entretanto, lembra-me na hora seu título - é o ‘reconhecimento’.

A memória declina com a idade devido a:

I. Redução na percepção das formas (visão, audição etc...);
II. Falha na atenção;
III. Diminuição na impressão da informação, especialmente da informação não verbal, que normalmente diminui com a idade. O pequeno esquecimento que pode ser observado aos cinquenta anos é uma desordem subjetiva (não verificável com testes objetivos), mas fortemente experimentada. Este tipo de esquecimento afeta apenas os episódios de memória e particularmente o processo de memorização. Um estado depressivo-ansioso geralmente está envolvido neste tipo de alteração da memória.

Memória Semântica - A memória semântica ou ‘associativa’ se desenvolve conforme as informações recebidas se tornam destituídas de referências de espaço-tempo. Ela é maleável e se expande com o desenvolvimento do conhecimento. Este tipo de memória é testado pela observação das faculdades léxicas (referentes ao vocábulo de um idioma) e não é muito sensível ao processo de envelhecimento. A memória semântica é, no entanto, facilmente afetada por danos patológicos. Isto resulta em um ‘esquecimento maligno’, o qual se manifesta como um estado de profunda amnésia, objetivado através de testes, e no qual a falha predomina em relação à aquisição e armazenamento da informação. É muitas vezes combinada com falha intelectual. Este esquecimento maligno indica um estado de demência.

2. Teoria neuropsicológica

Esta teoria se refere a diferentes estruturas cerebrais: o lobo temporal (armazenamento da memória), lobo frontal (recordação da memória), lócus caerulues (controle do despertar e alerta), tanto quanto a caminhos neurológicos: o circuito hipocampo-tálamo-cíngulo,que rege a maior parte da decodificação e retenção da informação.

Teoria bioquímica

Postula o papel essencial dos neurotransmissores acetilcolina (pré-sináptica, sináptica e pós-sináptica), catecolaminas (agindo sobre o estado de alerta no lócus caeruleus), dopamina (que fortalece os traços de memória), GABAs ( que a nível de tonsila regem a parte de aprendizagem e recordação de diferentes tarefas), neuromoduladores, ACTH e vasopressinas. Esta teoria nos ajuda a compreender o papel das drogas nos distúrbios de memória. Algumas drogas pioram-na, outras a melhoram. Drogas agravantes incluem os benzodiazepínicos, antidepressivos, antibióticos, antimitóticos, anticolinérgicos, neurolépticos e anticonvulsivantes. Drogas que melhoram a memória incluem colinergicoagonistas, fisostigmina (mal de Alzheimer), catecolamina- agonistas, anfetamina, hidergina, vasodilatadores, noradrenérgicos. A função das drogas antidepressivas em contribuir com a perda de memória é um problema importante.

Por um lado, elas diminuem os sintomas da ansiedade, mas por outro, agravam as alterações de memória. Na Medicina Ocidental, no caso de a alteração de memória aparecer depois dos cinqüenta anos de idade, após ter-se excluído a perda de memória associada a pancadas, trauma craniano (hematoma subdural notável), sequelas pós-infecciosas, alcoolismo crônico, deficiência de vitamina B12, certos tumores cerebrais e alterações metabólicas (tireoide, rim, fígado), deve-se diferenciar: ansiedade sem alterações orgânicas, envelhecimento fisiológico normal, aumento do envelhecimento fisiológico, demência orgânica prematura.

Medicina Chinesa

Os transtornos de memória têm sido reconhecidos e estudados há muito tempo pela Medicina Tradicional Chinesa e são citados em vários clássicos. Yang Yonghe (1253), em “Prescrições para salvar vidas”, descreve várias causas, padrões clínicos e tratamentos. Wang Qingren (1830), em ‘Correção de erros médicos’, continua esta pesquisa. Lin Piqin (1839), em ‘Tratamento de várias doenças’, decodifica diferentes tipos de perdas de memória.

Seguindo a orientação dos clássicos, trabalhos modernos sobre medicina interna descrevem os transtornos de memória com relação a alterações tais como a insônia, tontura e palpitações, e apontam que a perda de memória pode envolver somente uma diminuição na memória ou, em casos mais sérios, manifestar-se como “palavras que parecem não ter início nem fim”, o equivalente à demência. O estudo destes trabalhos revela que há muito pouco interesse na relação entre alterações da memória e uma desarmonia específica em um Zhang-Fu, como:

. Fígado: memória boa, porém turva, falta de atenção;
. Coração: perda da memória de curto prazo;
. Baço: falta de clareza mental, não consegue explicar as experiências;
. Pulmão: não consegue fazer conexões, não reconhece bem;
. Rim: perda da memória em longo prazo.

Vários trabalhos de Medicina Chinesa assinalam que os distúrbios de memória estão relacionados a desarmonias do Coração, Baço e Rim, especialmente:

I. Desarmonia de Coração e Baço;
II. Desarmonia de Coração e Rim;
III. Fleuma obstruindo os ‘orifícios puros’, o que consequentemente perturba a consciência;
IV. Estase de Sangue.

Até onde as prescrições de ervas são conhecidas, elas estão bem codificadas e apresentam poucos problemas de interpretação. Com o tratamento pela acupuntura, há dois problemas. O primeiro é a diversidade de escolhas oferecidas na seleção dos pontos. O segundo é a inexistência de uma clara distinção entre indicações que se referem puramente às alterações de memória e aquelas que se referem a uma alteração psicológica mais complexa. Exemplo: o Zhen Jiu Da Cheng propõe o PC6 (Neiguan), B15 (Xinshu), C5 (Tongli) e C9 (Shaochong) para “perda da memória, palavras loucas”.

Os pontos conhecidos para o tratamento de alterações da memória podem ser divididos em dois grupos:

- aqueles que mencionam a perda da memória como sua indicação primária e em alguns casos, associadas a outras alterações psíquicas ou neurológicas;
- os que atuam sobre as alterações de memória, mas cuja principal indicação é apenas para alterações psíquicas ou neurológicas.

Primeiro grupo - perda da memória como indicação primária

- Du20 (Baihui): o Zhen Jiu Feng Yuan de Li Xuechan afirma: ”alterações na memória, insanidade agitada (Kuang), histeria, insanidade calma (Dian), golpe de vento”. O Zhen Jiu Xue Shou Ce (1966) oferece a seguinte prescrição para alterações de memória: Du20 (Baihui), Du14 (Dazhui), B15 (Xinshu), C7 (Shenmen), E36 (Zusanli).

- PC5 (Jianshi): o Qian Jin Yao Fang de Sun Simiao (682) afirma: “palpitações, histeria, alterações de memória”.

- PC6 (Neiguan): o Zhen Jiu Da Quan de Xu Feng (1439) afirma: “alterações de memória, histeria, epilepsia”.

- Ren14 (Juque): o Zhen Jiu Xue Ci Dan afirma: “Dian, Kuang, epilepsia, neurastenia, alterações de memória”.

- Du11 (Shendao): o Tong Ren Shu Xue Zhen Jiu Tu Jing de Wang Weiyi (1026) afirma: “alterações de memória, palpitações, epilepsia, convulsão infantil”.

- R21 (Youmen): o Wai Tai Mi Yao de Wang Tão (752) afirma: “soluço, arroto fácil, perda de apetite, vômito com saliva, diarreia com pus e sangue, abdomem inferior enrijecido, tosse frequente, alterações de memória”. O Zhen Jiu Zi Sheng Jing de Wang Zhizhong afirma: “alterações de memória: R21 (Youmen), Du11 (Shendao), P7 (Lieque) e B43 (Gaohuangshu)”.

- R1 (Yongquan): o Zhen Jiu Ju Yingde Gao Wu afirma: “Kuang, Dian, alterações de memória”.

Segundo grupo – perda de memória como alteração secundária e mais sobre área psíquica e neurológica

- PC4 (Ximen), PC7 (Daling), VB13 (Benshen), Du12 (Zhenzhu), Du13 (Taodao), B7 (Tongtian), Ren15 (Jiuwei).
Não há mais pontos que requeiram discussão. VB39 (Xuanzhong) é o ponto Hui (reunião) da Medula. Esta particularidade nos levaria a esperar que ele fosse efetivo no tratamento das alterações de memória e insônia devidas à deficiência de Medula.

Antigos tratados, tais como Zhen Jiu Da Cheng, entretanto, não confirmam tal indicação, eu é prescrita devido à prática clínica. Apenas Luo Tianyi (1279-1368), em seu livro “O refinado espelho da Medicina”, relaciona a “diminuição da medula cerebral, rigidez das pernas, tinido, tontura, perda de memória”.

Diferenciação de Síndromes

As alterações de memória são quase que invariavelmente acompanhadas de sintomas tais como insônia, palpitações e tontura, e são diferenciadas dento de um número clínico de padrões:

I. Deficiência de Fígado e Coração
II. Deficiência de Mar da Medula
III. Deficiência de Qi e Sangue
IV. Estase de Sangue
V. Fleuma
VI. Idade avançada

Os dois primeiros padrões clínicos são os mais importantes. A Estase de Sangue está ligada a sequelas ou Acidente Vascular Encefálico ou ainda trauma craniano. Fleuma pode estar ligada a doenças psíquicas (insanidade, histeria, epilepsia) ou a sequelas de doenças neurológicas infecciosas. À medida que a velhice avança ocorre a deterioração gradual da memória.

I. Deficiência de Fígado e Coração

Etiologia: sangramento crônico, doença prolongada, causas mentais como ansiedade, excesso de trabalho, dieta irregular. Todas podem afetar o Coração ou Fígado.

Manifestações clínicas: alterações de memória, insônia com muitos sonhos, palpitação, ansiedade, agitação, tontura, astenia mental, perda de apetite, distensão epigástrica, fezes soltas, menstruação escassa, amenorreia ou menstruação profusa com sangue de coloração clara, metrorragia, compleição embotada.

Língua: pálida, macia, revestimento branco.
Pulso: fino (Xi), fraco (Rou)
Princípio de tratamento: tonificar e nutrir o Coração e o Fígado para gerar e manter o Sangue.

Acupuntura- várias possibilidades de tratamento:

Grupo 1 (tratamento baseado em pontos locais e distais e funções dos pontos)

Sishencong (extra) localizado ao redor do Du20 (Baihui), VB20 (Fengchi), Ren12 (Zhongwan) ponto Mu do Estômago, PC6 (Neiguan) ponto Luo do Canal Unitário Jue Yin e ponto do Yin Wei Mai, C7 (Shenmen) ponto Yuan-Fonte do Meridiano do Coração, E36 (Zusanli) ponto He-Mar do Canal Yang Ming e efetivo para tonificar o Qi e o Sangue.

Grupo 2 (tratamento baseado nos pontos Shu dorsais e pontos periféricos)

B15 (Xinshu), B20 (Pishu), B14 (Jueyinshu), PC6 (Neiguan) e E36 (Zusanli).

Grupo 3 (nosso própria combinação preferida)

Pontos principais:
- C7 (Shenmen), ponto Yuan-Fonte do Meridiano do Coração para tonificar o Qi do Coração e nutrir o Sangue do Coração.
- Ba6 (Sanyinjiao), para tonificar o Baço e nutrir o Sangue e o Yin.

Pontos secundários:

- E36 (Zusanli), para fortalecer o Qi e o Sangue.
- B52 (Zhishi), para nutrir o Jing, fortalecer o Rim e tonificar o Yuan Qi.
- PC6 (Neiguan), mesmo método, ponto de confluência do Yin Wei Mai para regularizar o Qi, harmonizar o Luo e promover a circulação de Sangue.

Pontos adicionais de acordo com os sintomas:

- Acentuada deficiência de Sangue do Coração: B15 (Xinshu)
- Muitos sonhos: B42 (Pohu)
- Insônia: Anmian (extra)
- Astenia: Ren6 (Qihai)
- Perda de apetite: R12 (Zhongwan)
- Metrorragia ou amenorreia: Ba1 (Yinbai), Ba10 (Xuehai), E39 (Xiajuxu)

II. Deficiência de Mar da Medula

Este padrão clínico também é chamado de “Deficiência de Yin, Fogo favorecido” ou “Deficiência de Yin do Coração e Rim” ou “Desarmonia do Coração e Rim”.

O Rim governa os Ossos e produz Medula, enquanto o Cérebro é o “Mar da Medula”. Se o Jing do Rim é insuficiente, a Medula estará deficiente. Isso pode se tornar evidente após excesso sexual, emissão noturna ou espermatorreia.

Manifestações clínicas: alterações da memória, insônia, muitos sonhos, tontura, tinido, irritação, irritabilidade, assustar- se com facilidade, rigidez lombar, fraqueza dos membros inferiores, febre noturna, suor noturno, urina escassa, rubor malar, calor dos cinco centros, em casos mais sérios, pode haver emissão noturna com sonhos, impotência, ejaculação precoce. Língua: vermelha, saburra escassa ou ausente. Pulso: fino (Xi), rápido (Shuo).

Princípio de tratamento: nutrir o Yin, clarear o Fogo, restaurar a comunicação entre Coração e Rim.

Acupuntura:

Grupo 1

Du20 (Baihui), VB20 (Fengchi), VB12 (Wangu) ou B7 (Tongtian), Ren6 (Qihai) ou Ba6 (Sanyinjiao).

Grupo 2

Du20 (Baihui), B23 (Shenshu), B15 (Xinshu), Ba6 (Sanyinjiao), R6 (Zhaohai).

Grupo 3 - preferido

- R1 (Yongquan), em tonificação, para estabelecer a comunicação entre Coração e Rim.
- R6 (Yongquan), ponto de confluência do Yin Qiao Mai, para nutrir o Yin, tonificar o Rim, nutrir o Yin para fortalecer a Medula.
- R7 (Fukiu), para nutrir o Yin do Rim.
- Ba6 (Sanyinjiao).
- C7 (Shenmen), em dispersão para acalmar a Mente.
Este grupo de pontos pode ser simplificado usando-se pontos principais: R7 (Fuliu), Ba6 (Sanyinjiao) e C7 (Shenmen) e adicionando-se pontos de acordo com os sintomas:

- tontura: dispersar F2 (Xingjian), ou F3 (Taichong) e VB20 (Fengchi).
- suor noturno: ID3 (Houxi).
- palpitações: PC4 (Ximen) ou PC6 (Neiguan).
- tinitus: ID19.
- espermatorreia: Ren4 (Guanyuan), B52 (Zhishi).

Quando a Deficiência de Yin é prolongada, o Yang do Rim também pode enfraquecer, resultando em um padrão de “Deficiência de Yin e Yang do Rim”.
Manifestações clínicas: alterações da memória, muitos sonhos, palpitações, tontura, boca seca, astenia, rigidez na região lombar, olhar levemente selvagem (slightly wild look), sensação de frio com facilidade, urina profusa, diminuição da audição, diminuição da energia sexual. Língua: pálida, macia e vermelha na ponta. Pulso: fino (Xi), fraco (Ruo) e profundo (Chen) em ambas as posições Chi.

Princípio de tratamento: nutrir o Yin do Rim e tonificar o Yang do Rim.

Acupuntura:

Para nutrir e reforçar o Yuan Qi, precisamos adicionar alguns pontos à prescrição anterior. Selecionamos entre eles: B23 (Shenshu), Du4 (Guanyuan), B24 (Qihaishu) para aquecer o Rim e reforçar o Yuan Qi, Ren5 (Shimen) para aquecer o Rim e fortalecer o Yang, Ren6 (Qihai) para aumentar o Yang, tonificar o Qi, tonificar oRim e nutrir o Jing.

III. Deficiência de Qi e Sangue

Etiologia: hipofunção do Zang Fu, que pode ser tanto constitucional quanto surgir após uma doença prolongada.

Manifestações clínicas: alterações de memória, tontura, insônia, palpitações, compleição pálida e embotada, astenia, cansaço, debilidade generalizada, falta de apetite, perda de peso, timidez, aversão a falar, tosse, falta de ar, suor espontâneo, fezes soltas, urina turva e, em casos extremos, emissão noturna. Pulso: fino (Xi) e fraco (Ruo).

Acupuntura - há várias possibilidades:

I. Combinação descrita no Zi Sheng

- Du11 (Shendao) para acalmar a mente e melhorar a memória;
- P7 (Lieque), ponto Luo do canal do Pulmão, para tonificar e beneficiar o Qi e o Pulmão;
- R21 (Youmen), ponto Hui do Rim e Chong Mai, para fortalecer o Baço e Estômago;
- B43 (Gaohuangshu) para tonificar tanto o Qi quanto o Sangue e especialmente recomendado para alterações da memória devidas a essas deficiências e em pessoas com a constituição fraca.

II – Nossa preferência

Pontos principais:
- Ba6 (Sanyinjiao) para tonificar o Sangue e Yin;
- IG4 (Hegu) para tonificar e beneficiar o Qi para gerar Sangue.
- C7 (Shenmen) para acalmar a mente e beneficiar a memória;

Pontos secundários:

- B17 (Geshu), para ntrir e beneficiar o Sangue e o Yin, especialmente do Coração, Pulmão e Fígado;
- Ba10 (Xuehai) para agir sobre o Sangue na parte inferior do corpo;
- E36 (Zusanli) para tonificar o Qi e o Sangue;
- B43 (Gaohuangshu);
- Ren4 (Guanyuan);

III – Combinações adicionais para tonificar o Qi e o Sangue:

a) IG4 (Hegu) e Ba10 (Xuehai);
b) E36( Zusanli), Ba10 (Xuehai) e IG4 (Hegu);

IV. Estase de Sangue

Etiologia: após hemorragia ou trauma, a estase de Sangue pode não se dispersar totalmente e permanecer, afetando a memória.
Manifestações clínicas: alterações da memória, palpitações, tontura, cefaleia crônica no topo da cabeça, cefaleia prolongada, peso ou aperto no peito, dor chata abaixo das costelas. Língua: escura ou púrpura com pontos avermelhados. Pulso: agitado (se).

Princípio de tratamento: Dispersar a Estase de Sangue e promover novo Sangue.

Acupuntura:

Há várias possibilidades:
- Ba6 (Sanyinjiao) e F2 (Xingjian), este em dispersão;
- Ba6 (Sanyinjiao) e F14 (Qimen), este em dispersão;
- B17 (Geshu), inicialmente em dispersão, depois em tonificação para resolver a estase sanguínea e produzir Sangue novo;

- Ba6 (Sanyinjiao) em dispersão por cinco minutos, IG4 em tonificação por dez minutos para tonificar o Qi, avivar o Sangue e resolver a estagnação;

- pontos para as “quatro curvas”: PC3 (Quze) em combinação com B40 (Weizhong). O PC3 (Quze) beneficia o Coração, pacifica a Mente e dispersa a estase de Sangue no âmbito do peito, membros inferiores e ombros. O B40 (Weizhong) dispersa a estase de Sangue no quadril, costas, membros inferiores, cabeça e cérebro.

- C7 (Shenmen) em dispersão, PC6 (Neiguan) em dispersão para dissipar a estase de Sangue dos Colaterais do Coração, para auxiliar nas alterações mentais, especialmente em agitação, histeria e insanidade;

- PC7 (Daling) em dispersão para clarear o Coração, pacificar a Mente, dissipar a estase de Sangue dos Colaterais do Coração, e tratar doenças da Mente, língua, Coração e Pericárdio.

Deve-se prestar atenção também aos pontos do Canal do Fígado tais como F2 (Xingjian), F3 (Taichong), F8 (Ququan), F13 (Zhangmen) e F14 (Qimen).

Finalmente, não devemos nos esquecer de que a produção de um novo Sangue só pode ser realizada através da digestão, sendo finalizada com êxito por Baço e Estômago em boas condições. Se estes Órgãos estiverem enfraquecidos, deverão ser fortalecidos.

V. Fleuma

Etiologia e patologia: pode ser constitucional, obstruir os orifícios do Coração e originar doenças mentais associadas à perda de memória.
Manifestações clínicas: perturbação da consciência, perda de memória, não reconhecimento de pessoas, encarar as pessoas, falar sozinho, torpor, comportamento anormal, epilepsia. Língua: saburra branca gordurosa. Pulso: profundo (Chen), tenso ((Xian) e escorregadio (Hua).

Princípio de Tratamento: remover a Fleuma e abrir os orifícios.

Acupuntura:

Grupo 1: combina pontos que tratam o Fleuma: E40 (Fenglong) e E9 (Yinlingquan), com pontos para resolver o Fleuma do Coração: PC5 (Jianshi) e PC7 (Daling), e pontos para despertar o Espírito: Du20 (Baihui), Du26 (Renzhong) e Du15 (Yamen).

Grupo 2: dispersar o Du26 (Renzhong), E40 (Fenglong), PC7 (Dalin) e F3 (Taichong).

Grupo 3: dispersar Du20 (Baihui), E40 (Fenglong), C7 (Shenmen) e F3 (Taichong).

VI. Perda de memória devido a envelhecimento natural

Etiologia: alguma perda de memória ocorre normalmente com o avanço da idade e não é patológica. Sua intensidade varia de pessoa para pessoa e geralmente afeta mais a memória episódica do que a semântica.

Acupuntura:

Pontos para tonificação geral podem ser usados, tais como: E36 (Zusanli), B43 (Gaohuangshu), IG4 (Hegu), Ba6 (Sanyinjiao), Du20 (Baihui), Du4 (Mingmen). É igualmente importante garantir o correto funcionamento do Estômago e Baço.


Fonte: Revista Medicina Chinesa Brasil, Vol.2 nº 07.
Artigo extraído da Chinese Medicine Magazine, número 41, janeiro de 1993.
Bernard Auteroche* | Tradução: Carla M. Rigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário