sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Disfunções sexuais masculinas

A medicina chinesa tem uma rica tradição em diagnosticar e tratar problemas ginecológicos, poucos textos antigos ou modernos se dedicam aos problemas masculinos. Por exemplo, a medicina chinesa se refere ao “útero” em todos os textos clássicos, mas nenhuma menção nunca foi feita a prostata. É dito que o Du Mai, Ren Mai e Chong Mai nascem do aquecedor inferior e fluem através do útero, mas por onde eles passam no homem? Os clássicos não dizem.

Esse artigo vai discutir a fisiologia do órgão sexual masculino, alguns aspectos patológicos e o tratamento das seguintes condições:

* Disfunções eréteis
* Ejaculação precoce
* Baixa contagem de espermatozoides.

Antes de discutir o tratamento de condições específicas, vamos ver quais os canais que afetam os genitais masculinos e como o pênis, testiculos, vesícula seminal e próstata são abordados pela medicina chinesa.

O capítulo 65 do “Spiritual Axis” diz: “ O Ren e o Chong Mai se originam no Aquecedor Inferior (literalmente “Bao”)”. “ O termo usual usado no “Spiritual Axis” is “Bao” que é frequentemente traduzido como “útero”. No entanto, o termo “Zi bao” se refere ao útero, e a palavra “Bao” indica a estrutura comum a homens e mulheres: na mulher seria o útero, no homem, é a “ Sala do espermatozóide”. Ambas estruturas residem o Aquecedor inferior e armazenam Jing, e como os Vasos Extraordinários se originam de lá, estão conectados diretamente ao Jing.

O Golden Mirror of Medicine (Yi Zong Jin Jian, 1742) diz: “ O Du Mai surge do baixo abdome, externamente no abdome, internamente no “Bao”... tambem chamado Aquecedor inferior tanto no homem quanto na mulher: na mulher ele é o útero, no homem ele é a “Sala do espermatozóde.”


O texto clássico, portanto, deixa claro que Bao é uma estrutura comum a homens e mulheres, os homens associados a “Sala do Jing” ( ou sala do espermatozoide  e as mulheres ao útero. A “Sala do espermatozoide  fica no aquecedor inferior, mas sabemos que eles são produzidos nos testículos, vesícula seminal e próstata. Creio que isso nos leva a entender que a próstata é uma estrutura equivalente ao útero e, portanto, o Du mai, Ren Mai e Chong Mai passam por ela.



CANAIS COM INFLUENCIA NA GENITÁLIA MASCULINA

Os genitais estão primariamente relacionados aos meridianos do Fígado e do Rim e ao Ren, Chong e Du Mai. O canal Luo do Figado circula a genitália. Enquanto a influencia do Ren mai nos genitais parece óbvia, do Du mai é sempre menosprezada.

No Su Wen, capitulo 60, é descrito um ramo anterior do Du Mai que flui para o genital externo, tanto masculino quanto feminino, e para o osso pubico e dele, ascende para o abdome no mesmo trajeto do Ren Mai.

O ramo do Du Mai que vai para o pênis e para a vagina tem importância clínica pois ele pode ser utilizado (no lugar do Ren Mai) nos problemas genitais masculino e feminino. Nós faremos isso preferencialmente quando houver deficiência grave no yang do Rim.


Os trajetos dos canais que passam pelos genitais são:

- Um ramo do Du Mai fui para baixo nos genitais.
- O meridiano principal do Rim, seu luo e um canal tendíneo-muscular flui através dos genitais.
- O meridiano principal do Fígado, seu luo, o divergente e o canal muscular circulam os genitais.

Patologias masculinas

Discutirei duas condições patológicas do sistema genital masculino: fleugma e estase de Jing.
Manifestações do Fleugma
- hipertrofia prostática
- Doença de Peyronie
- Priapismo
- Disfunção erétil
- sudorese nos genitais

Manifestações no genital de estase de Jing
Embora pareça estranho falar em em estase de Jing, ela ocorre nos homens e basicamente equivale a estase de sangue no útero.

As manifestações clínicas são:
dor “em facada” na região lombar
dor no períneo
dor no hipogástrio
dor nos testículos e no penis
disfunção erétil
ejaculação precoce
priapismo
hipertrofia prostática
embranquecimento dos cabelos prematuro
coceiras ou dor na região pubiana
alterações no esperma
doença de Peyronie
Lígua roxa

O PAPEL DO CORAÇÃO NO SISTEMA GENITAL MASCULINO

A função menstrual e sexual da mulher e a função sexual do homem se baseiam na coordenação e na harmonia entre o Rim e o Coração. A água do Rim e o fogo do Coração precisam nutrir-se mutuamente. Enquanto o Jing do Rim é a origem do esperma no homem e do sangue menstrual e dos óvulos nas mulheres, o Coração tem um papel importante na ereção e na excitação sexual.

Particularmente, no homem, o Coração tem um papel crucial na ereção, orgasmo e ejaculação. Bem como na descarga do sangue menstrual e na liberação dos ovos na ovulação dependem do descenso do Qi do Coração. Para executar essas funções, o Qi do Coração descente para se comunicar com o Qi do Rim.

A água do Rim precisa ascender para o Coração e o fogo do coração (o fogo Imperador fisiológico) precisa descender para o Rim, essa coordenação entre eles asseguram uma menstruação e ovulação normais e uma função sexual normal em ambos os sexos.

ascensão do Rim e o descenso do Coração na esfera menstrual e sexual é assegurada pela comunicação entre o Ren Mai e o Du Mai. De fato, esses dois vasos extraordinários se originam do espaço entre os Rins, ambos fluem para o útero (próstata no homem) e ambos fluem através do Coração.

O Du Mai e o Ren Mai formam uma espécie de circuito fechado e podem ser observados como um canal. Um Yang e um Yin. O Du Mai representa o Yang do Rim, e o Ren Mai o Yin na flutuação do yin e yang durante o ciclo menstrual. A comunicação adequada entre o Du Mai e o Ren Mai asseguram uma menstruação/ovulação normal e uma função sexual normal nos homens e mulheres.

Em relação a função sexual, durante a excitação sexual o Fogo Ministerial do Rim é aumentado e sobe para o Pericárdio e o Coração. Por esta razão a pessoa fica avermelhada na face ( a compleição é uma manifestação do Coração) e o batimento cardíaco aumenta durante a excitação sexual. Com o orgasmo e a ejaculação, existe um movimento descendente de Qi que libera o Fogo Ministerial armazenado para baixo; para que isso ocorra normalmnte, o movimento para baixo do Qi do Coração é fundamental.

O desejo sexual, a excitação, ereção e orgasmo dependem de três fatores principais:

- o ascenso da água do Rim e o descenso do fogo do Coração
- a comunicação entre Rim e Coração
- A conexão entre o Du e o Ren Mai

Se o Fogo Ministerial do Rim estiver deficiente haverá uma queda da libido em ambos os sexos e inabilidade de atingir o orgasmo nas mulheres e impotência no homem. Se o Qi do Coração e o Sangue estiverem deficientes e não descerem para se comunicar com o Rim, poderá haver importencia e ejaculação precoce no homem e incapacidade de atingir o orgasmo mesmo quando a excitação sexual acontecer.

Na “Discussão sobre o sangue” escrito em 1884, por Tang Zong Hai, temos : “ o fogo é yang e gera o sangue que é yin. Por outo lado, o Sangue nutre o fogo e garante que ele não flua para cima, e o sangue umedece o aquecedor inferior. Ele é estocado no Fígado, preenche o “Mar de sangue” e o Chong, Ren e Dai Mai, e aquece e nutre o corpo inteiro... Quando o sangue umedece o aquecedor inferior e o Mar do Sangue, e o Fogo do Coração flui para baixo para o umbico, então o sangue está fluindo e o fogo não queima excessivamente, e os homens ficam livres de doenças e as mulhers férteis.”

Nesta passagem, fica aparente que o Qi e o Sangue do Coracao precisam fluir para baixo, para o Aquecedor Inferior para interagir com o Sangue e o Jing.

DISFUNÇÃO ERÉTIL

FATORES QUE AFETAM A EREÇÃO

* Du Mai – Rim – Yang – Fogo Ministerial – Fogo do Ming Men
* Sangue – Sangue do Coração
*Chong Mai (de quatro maneiras)

  - Mar do Sangue
  - Qi pós celestial ( no E30 Qichong)
  - Qi pré celestial (no Ren 1 Huiyin, R13 Qixue e Ren 4 Guanyuan)
  - Influencia no pênis pelos músculos zong
* Canais do Fígado (M.P., Luo, Muscular e Divergentes) tem trajeto ao redor do penis
* Fatores patógenos como Umidade, Estase de Sangue e do Jing.

DEFICIÊNCIA DO YANG DO RIM

Impotência, lombalgia, vertigem, zumbidos, urina constante e clara, micção noturna, sensação de frio, lombar e joelhos frios, língua esbranquiçada, pulso fundo e fraco.

Acupuntura:
ID3 esquerda com B62 na direita (vaso governador), B 23, VG 20, VC 6, VC 4, VC 3, R 3.

DEFICIÊNCIA DO YIN DO RIM

Impotência, lombalgia, vertigem, zumbidos, pouca urina e escura, suor noturno, insonia, língua seca, pulso flutuante-vazio.

Acupuntura:
ID 3 na esquerda com B 62 na direita (Vaso Governador), B 23, VG 20, VC 6, Vc 4, VC 3, R 3, P 7 com R 6 (Vaso Concepção).

CALOR UMIDADE NO AQUECEDOR INFERIOR

Impotência, dificuldade e dor ao urinar, urina opaca, coceira nos genitais, corrimento, língua com saburra amarela e pegajosa com pontos vermelhos na parte posterior, pulso flutuante.

Acupuntura:
BP 4 na esquerda com CS 6 na direita (Chong Mai), F 5, BP 9 , VC 2, VC 3, F 1, F3.

CALOR UMIDADE NO MERIDIANO DO FÍGADO

Impotência, dificuldade e dor ao urinar, erupções nos genitais externos, irritabilidade, língua com a as laterais avermelhadas e saburra amarela e pontos vermelhos na base, e pulso firme.

Acupuntura:
BP 4 na esquerda com CS 6 na direita (Chong Mai), F 5, BP 9, BP 6, VC 2, VC 3, F1 e F 3.

DEFICIÊNCIA DE SANGUE NO FÍGADO

Impotência, tonturas, visão turva, depressão, insônia, língua palida e pulso agitado.

Acupuntura:
P 7 na esquerda e R 6 na direita (Ren Mai), B 23, VC 4, F 8, VC 3, E 36 e BP 6.

DEFICIÊNCIA DE CORAÇÃO E VESÍCULA BILIAR

Impotência, ejaculação precoce, depressão, timidez, suspiros, insonia, palpitação, assustar-se facilmente, língua pálida, pulso fraco.

Acupuntura:
ID 3 na esquerda B 62 na direita (Du mai). C 7, VB 40, VC 4, VG 40, E 36, BP 6.

DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO CORAÇÃO

Impotência, palpitações, tonturas, depressão, insônia, língua palida, pulso agitado.

Acupuntura:
ID 3 na esquerda e B 62 na direita (Du mai), C 7, C 5, VG 24, VC 15, VC 4, VC 3, B 15, BP 6.

ESTASE DO JING E FLEUMA

Impotência, dor nos testículos e no períneo, dor no hipogástrio, embranquecimento precoce dos cabelos, espermatozódes com anomalias (motilidade, formado, etc) opressão no peito, “corrimento”, língua roxa, pulso duro e escorregadio.

Acupuntura:
BP 4 na esquerda com CS6 na direita (Chong Mai), VC3, F5, BP 10, B34, E 40, BP 9.


EJACULAÇÃO PRECOCE


CORAÇÃO E RIM SEM COMUNICAÇÃO (Coração e Rim – Yin Xu)

Ejaculação precoce, calor nas 5 palmas, tonteiras, zumbidos, suor noturno, palpitação, dor lombar, depressão.

Acupuntura:
ID3 na esquerda e B63 na direita (Du Mai), C7. R7, VC15, VG20, B23, B32, VC4.

CORAÇÃO E RIM SEM COMUNICAÇÃO (Qi Xu)

Ejaculação precoce, tonteiras, zumbidos, palpitações, dor lombar, depressão e rosto pálido.

Acupuntura:
ID3 na esquerda e B62 na direita (Du Mai), C7, R7, VC15, VG20, B23, B32, VC4.


BAIXA CONTAGEM DE ESPERMA

DEFICIÊNCIA DO YANG DO RIM

Baixa contagem de esperma, tonteira, zumbido, dor lombar, costas e joelhos frios, micção frequente e urina clara, língua esbranquiçada e pulso fundo e fraco.

Acupuntura:
ID 3 esquerda com B62 na direita (Du Mai), B23, VG 4, R13,R12 e B32.

DEFICIÊNCIA DO YIN DO RIM

Baixa contagem de esperma, tonteira, zumbidos, sensação de calor no inicio da noite, sudorese noturna, dor nas costas, língua sem saburra, pulso flutuante e vazio.

Acupuntura:
P7 na esquerda e R6 na direita (Ren Mai), VC4, VC7, R13, R12 e B23.

ESTAGNAÇÃO DO QI DO FIGADO COM DEFICIÊNCIA DE RIM

Baixa contagem de esperma, dor lombar, tonteira, zumbidos, suor noturno, irritabilidade, distenção abdominal, língua sem saburra, pulso fraco e deslizante e duro na esquerda.

Acupuntura:
P7 na esquerda e R6 na direita (Ren Mai), VC4, R13, R12, B23, F3.

UMIDADE CALOR NO SISTEMA GENITAL

Baixa contagem de esperma, baixa motilidade, dificuldade e dor ao urinar, urina escura e opaca, língua com saburra amarela e pontos vermelhos na raiz, pulso escorregadio.

Acupuntura:
P7 na esquerda e R6 na direita (Ren Mai), VC9, E28, R12, VC3, VC5, B22, BP9.

ESTAGNAÇÃO DE QI E DE SANGUE

Baixa contagem de esperma, pouca motilidade, distensão e desconforto nos testículos  dor no períneo, dor hipogástrica  hipertrofia prostática, língua arroxeada.

Acupuntura:
BP4 na esquerda e CS6 na direita (Chong Mai), F3, BP10, B17, R14, E30.


BAIXA MOTILIDADE DO ESPERMATOZOIDE

DEFICIÊNCIA DO YANG DO RIM

Baixa motilidade do espermatozoide, face palida, tonturas, dor nas costas, micção frequente e pouca urina, etc.

Acupuntura:
ID3 na esquerda e BL62 na direita (Du Mai), B23, VC4, R13, R12, B32.

DEFICIÊNCIA DO YIN DO RIM COM CALOR VAZIO

Baixa motilidade de espermatozoide, dor nas costas, tonturas, zumbidos, suor noturno, calor dos 5 palmos, rosto avermelhado, sonhos e polução noturna, língua vermelha com saburra, pulso rápido, vazio e flutuante.

Acupuntura:
P7 na esquerda e R6 na direita (Ren Mai), VC4, R12, C6, R3, VC7.








2 comentários:

  1. Prezado senhor_ É muito interessante mas para leigos ainda é um pouco difícil entender direito. Se for possível gostaria que indicasse os pontos de tratamento para impotência e a síndrome de Peyronie, pois na pagina não está citado os pontos para a síndrome. Muito agradecido se responder quais pontos tratar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que fazer o curso de sistêmica,de 2 anos. A Medicina Tradicional Chinesa são 8 anos (China)... Quem não faz, não deve fazer... médico só é acupunturista se fizer o curso. Espero ter ajudado.

      Excluir