Medicina
Ocidental
Na atualidade, os transtornos
de memória são tema de muitas pesquisas na Medicina Ocidental, tanto pelo fato
de a perda de memória ser cada vez mais a causa de consultas médicas, quanto
por representar um dos dois maiores sinais no estudo sobre o processo de
envelhecimento cerebral. No momento, três teorias tentam explicar o processo da
memória: a cognitiva, a neurofisiológica e a bioquímica.
1. Teoria cognitiva: Esta
teoria divide a memória em dois tipos: episódica e semântica
Memória episódica - é a
memória diária normal ou memória de “trabalho”, subdividida em três fases:
memória de curto prazo, processo de memorização e memória de longo prazo.
A memória de curto prazo
requer uma acuidade na percepção: percebemos o mundo através dos nossos
sentidos e então o analisamos com o nosso intelecto. A memória de curto prazo
também requer uma “extensão da memória”, que é um traço subsistente da memória,
mais especificamente no córtex cerebral. A extensão da memória depende da
capacidade de retenção do córtex cerebral e do processamento inicial de dados;
se a capacidade é excedida, alguns dados serão perdidos. A memória de curto
prazo finalmente requer uma “atenção voluntária” envolvendo a participação de
estruturas controlando o alerta e a vigília (lócus caeruleus).
O processo de memorização
é a estocagem da informação, requerendo tanto organização quanto impressão, no
qual ‘dormir’ representa um papel paradoxal em ordenar e reter as imagens.
A memória de longo prazo
utiliza a imagem mental - a representação daquilo que não é mais percebido.
Essa imagem mental é utilizada toda vez que houver recordação da memória. Essa
recordação acontece quando mentalmente um assunto retorna ou revive a
informação armazenada, sob a forma de ‘evocação livre’, ou quando a imagem
armazenada é recordada como resultado de um novo confronto, como ‘reconhecimento’.
A diferença entre ‘evocação
livre’ e ‘reconhecimento’ reflete uma forma pequena de esquecimento. Por
exemplo, no verão passado eu li um livro de Jack London, mas não consigo me
lembrar do título - não há ‘livre evocação’. Ver a capa verde do livro,
entretanto, lembra-me na hora seu título - é o ‘reconhecimento’.
A memória declina com a
idade devido a:
I. Redução na percepção
das formas (visão, audição etc...);
II. Falha na atenção;
III. Diminuição na
impressão da informação, especialmente da informação não verbal, que
normalmente diminui com a idade. O pequeno esquecimento que pode ser observado aos
cinquenta anos é uma desordem subjetiva (não verificável com testes objetivos),
mas fortemente experimentada. Este tipo de esquecimento afeta apenas os
episódios de memória e particularmente o processo de memorização. Um estado depressivo-ansioso
geralmente está envolvido neste tipo de alteração da memória.
Memória
Semântica - A memória semântica ou ‘associativa’ se desenvolve
conforme as informações recebidas se tornam destituídas de referências de
espaço-tempo. Ela é maleável e se expande com o desenvolvimento do
conhecimento. Este tipo de memória é testado pela observação das faculdades léxicas
(referentes ao vocábulo de um idioma) e não é muito sensível ao processo de
envelhecimento. A memória semântica é, no entanto, facilmente afetada por danos
patológicos. Isto resulta em um ‘esquecimento maligno’, o qual se manifesta como
um estado de profunda amnésia, objetivado através de testes, e no qual a falha
predomina em relação à aquisição e armazenamento da informação. É muitas vezes
combinada com falha intelectual. Este esquecimento maligno indica um estado de
demência.
2.
Teoria neuropsicológica
Esta teoria se refere a
diferentes estruturas cerebrais: o lobo temporal (armazenamento da memória),
lobo frontal (recordação da memória), lócus caerulues (controle do despertar e
alerta), tanto quanto a caminhos neurológicos: o circuito hipocampo-tálamo-cíngulo,que
rege a maior parte da decodificação e retenção da informação.
Teoria
bioquímica
Postula o papel essencial
dos neurotransmissores acetilcolina (pré-sináptica, sináptica e pós-sináptica),
catecolaminas (agindo sobre o estado de alerta no lócus caeruleus), dopamina (que
fortalece os traços de memória), GABAs ( que a nível de tonsila regem a parte
de aprendizagem e recordação de diferentes tarefas), neuromoduladores, ACTH e
vasopressinas. Esta teoria nos ajuda a compreender o papel das drogas nos
distúrbios de memória. Algumas drogas pioram-na, outras a melhoram. Drogas
agravantes incluem os benzodiazepínicos, antidepressivos, antibióticos,
antimitóticos, anticolinérgicos, neurolépticos e anticonvulsivantes. Drogas que
melhoram a memória incluem colinergicoagonistas, fisostigmina (mal de
Alzheimer), catecolamina- agonistas, anfetamina, hidergina, vasodilatadores, noradrenérgicos.
A função das drogas antidepressivas em contribuir com a perda de memória é um
problema importante.

Medicina
Chinesa
Os transtornos de memória
têm sido reconhecidos e estudados há muito tempo pela Medicina Tradicional
Chinesa e são citados em vários clássicos. Yang Yonghe (1253), em “Prescrições para
salvar vidas”, descreve várias causas, padrões clínicos e tratamentos. Wang
Qingren (1830), em ‘Correção de erros médicos’, continua esta pesquisa. Lin
Piqin (1839), em ‘Tratamento de várias doenças’, decodifica diferentes tipos de
perdas de memória.
Seguindo a orientação dos
clássicos, trabalhos modernos sobre medicina interna descrevem os transtornos
de memória com relação a alterações tais como a insônia, tontura e palpitações,
e apontam que a perda de memória pode envolver somente uma diminuição na
memória ou, em casos mais sérios, manifestar-se como “palavras que parecem não
ter início nem fim”, o equivalente à demência. O estudo destes trabalhos revela
que há muito pouco interesse na relação entre alterações da memória e uma
desarmonia específica em um Zhang-Fu, como:
. Fígado: memória boa,
porém turva, falta de atenção;
. Coração: perda da
memória de curto prazo;
. Baço: falta de clareza
mental, não consegue explicar as experiências;
. Pulmão: não consegue
fazer conexões, não reconhece bem;
. Rim: perda da memória em
longo prazo.
Vários trabalhos de
Medicina Chinesa assinalam que os distúrbios de memória estão relacionados a
desarmonias do Coração, Baço e Rim, especialmente:
I. Desarmonia de Coração e
Baço;
II. Desarmonia de Coração
e Rim;
III. Fleuma obstruindo os ‘orifícios
puros’, o que consequentemente perturba a consciência;
IV. Estase de Sangue.
Até onde as prescrições de
ervas são conhecidas, elas estão bem codificadas e apresentam poucos problemas
de interpretação. Com o tratamento pela acupuntura, há dois problemas. O
primeiro é a diversidade de escolhas oferecidas na seleção dos pontos. O
segundo é a inexistência de uma clara distinção entre indicações que se referem
puramente às alterações de memória e aquelas que se referem a uma alteração
psicológica mais complexa. Exemplo: o Zhen Jiu Da Cheng propõe o PC6 (Neiguan),
B15 (Xinshu), C5 (Tongli) e C9 (Shaochong) para “perda da memória, palavras
loucas”.
Os pontos conhecidos para
o tratamento de alterações da memória podem ser divididos em dois grupos:
- aqueles que mencionam a
perda da memória como sua indicação primária e em alguns casos, associadas a
outras alterações psíquicas ou neurológicas;
- os que atuam sobre as
alterações de memória, mas cuja principal indicação é apenas para alterações
psíquicas ou neurológicas.
Primeiro
grupo - perda da memória como indicação primária
- Du20 (Baihui): o Zhen
Jiu Feng Yuan de Li Xuechan afirma: ”alterações na memória, insanidade agitada
(Kuang), histeria, insanidade calma (Dian), golpe de vento”. O Zhen Jiu Xue
Shou Ce (1966) oferece a seguinte prescrição para alterações de memória: Du20
(Baihui), Du14 (Dazhui), B15 (Xinshu), C7 (Shenmen), E36 (Zusanli).
- PC5 (Jianshi): o Qian
Jin Yao Fang de Sun Simiao (682) afirma: “palpitações, histeria, alterações de
memória”.
- PC6 (Neiguan): o Zhen
Jiu Da Quan de Xu Feng (1439) afirma: “alterações de memória, histeria,
epilepsia”.
- Ren14 (Juque): o Zhen
Jiu Xue Ci Dan afirma: “Dian, Kuang, epilepsia, neurastenia, alterações de
memória”.
- Du11 (Shendao): o Tong
Ren Shu Xue Zhen Jiu Tu Jing de Wang Weiyi (1026) afirma: “alterações de
memória, palpitações, epilepsia, convulsão infantil”.
- R21 (Youmen): o Wai Tai
Mi Yao de Wang Tão (752) afirma: “soluço, arroto fácil, perda de apetite,
vômito com saliva, diarreia com pus e sangue, abdomem inferior enrijecido, tosse
frequente, alterações de memória”. O Zhen Jiu Zi Sheng Jing de Wang Zhizhong afirma:
“alterações de memória: R21 (Youmen), Du11 (Shendao), P7 (Lieque) e B43
(Gaohuangshu)”.
- R1 (Yongquan): o Zhen
Jiu Ju Yingde Gao Wu afirma: “Kuang, Dian, alterações de memória”.
Segundo
grupo – perda de memória como alteração secundária e mais sobre área psíquica e
neurológica
- PC4 (Ximen), PC7
(Daling), VB13 (Benshen), Du12 (Zhenzhu), Du13 (Taodao), B7 (Tongtian), Ren15
(Jiuwei).
Não há mais pontos que
requeiram discussão. VB39 (Xuanzhong) é o ponto Hui (reunião) da Medula. Esta
particularidade nos levaria a esperar que ele fosse efetivo no tratamento das
alterações de memória e insônia devidas à deficiência de Medula.
Antigos tratados, tais
como Zhen Jiu Da Cheng, entretanto, não confirmam tal indicação, eu é prescrita
devido à prática clínica. Apenas Luo Tianyi (1279-1368), em seu livro “O refinado
espelho da Medicina”, relaciona a “diminuição da medula cerebral, rigidez das
pernas, tinido, tontura, perda de memória”.
Diferenciação
de Síndromes
As alterações de memória
são quase que invariavelmente acompanhadas de sintomas tais como insônia,
palpitações e tontura, e são diferenciadas dento de um número clínico de padrões:
I. Deficiência de Fígado e
Coração
II. Deficiência de Mar da
Medula
III. Deficiência de Qi e
Sangue
IV. Estase de Sangue
V. Fleuma
VI. Idade avançada
Os dois primeiros padrões
clínicos são os mais importantes. A Estase de Sangue está ligada a sequelas ou
Acidente Vascular Encefálico ou ainda trauma craniano. Fleuma pode estar ligada
a doenças psíquicas (insanidade, histeria, epilepsia) ou a sequelas de doenças
neurológicas infecciosas. À medida que a velhice avança ocorre a deterioração gradual
da memória.
I.
Deficiência de Fígado e Coração
Etiologia: sangramento
crônico, doença prolongada, causas mentais como ansiedade, excesso de trabalho,
dieta irregular. Todas podem afetar o Coração ou Fígado.
Manifestações clínicas:
alterações de memória, insônia com muitos sonhos, palpitação, ansiedade,
agitação, tontura, astenia mental, perda de apetite, distensão epigástrica,
fezes soltas, menstruação escassa, amenorreia ou menstruação profusa com sangue
de coloração clara, metrorragia, compleição embotada.
Língua: pálida, macia,
revestimento branco.
Pulso: fino (Xi), fraco
(Rou)
Princípio de tratamento:
tonificar e nutrir o Coração e o Fígado para gerar e manter o Sangue.
Acupuntura-
várias possibilidades de tratamento:
Grupo
1 (tratamento baseado em pontos locais e distais e funções dos pontos)
Sishencong (extra)
localizado ao redor do Du20 (Baihui), VB20 (Fengchi), Ren12 (Zhongwan) ponto Mu
do Estômago, PC6 (Neiguan) ponto Luo do Canal Unitário Jue Yin e ponto do Yin
Wei Mai, C7 (Shenmen) ponto Yuan-Fonte do Meridiano do Coração, E36 (Zusanli)
ponto He-Mar do Canal Yang Ming e efetivo para tonificar o Qi e o Sangue.
Grupo
2 (tratamento baseado nos pontos Shu dorsais e pontos periféricos)
B15 (Xinshu), B20 (Pishu),
B14 (Jueyinshu), PC6 (Neiguan) e E36 (Zusanli).
Grupo
3 (nosso própria combinação preferida)
Pontos principais:
- C7 (Shenmen), ponto
Yuan-Fonte do Meridiano do Coração para tonificar o Qi do Coração e nutrir o
Sangue do Coração.
- Ba6 (Sanyinjiao), para
tonificar o Baço e nutrir o Sangue e o Yin.
Pontos secundários:
- E36 (Zusanli), para
fortalecer o Qi e o Sangue.
- B52 (Zhishi), para
nutrir o Jing, fortalecer o Rim e tonificar o Yuan Qi.
- PC6 (Neiguan), mesmo
método, ponto de confluência do Yin Wei Mai para regularizar o Qi, harmonizar o
Luo e promover a circulação de Sangue.
Pontos adicionais de
acordo com os sintomas:
- Acentuada deficiência de
Sangue do Coração: B15 (Xinshu)
- Muitos sonhos: B42
(Pohu)
- Insônia: Anmian (extra)
- Astenia: Ren6 (Qihai)
- Perda de apetite: R12
(Zhongwan)
- Metrorragia ou
amenorreia: Ba1 (Yinbai), Ba10 (Xuehai), E39 (Xiajuxu)
II.
Deficiência de Mar da Medula
Este padrão clínico também
é chamado de “Deficiência de Yin, Fogo favorecido” ou “Deficiência de Yin do
Coração e Rim” ou “Desarmonia do Coração e Rim”.
O Rim governa os Ossos e
produz Medula, enquanto o Cérebro é o “Mar da Medula”. Se o Jing do Rim é
insuficiente, a Medula estará deficiente. Isso pode se tornar evidente após excesso
sexual, emissão noturna ou espermatorreia.
Manifestações clínicas:
alterações da memória, insônia, muitos sonhos, tontura, tinido, irritação,
irritabilidade, assustar- se com facilidade, rigidez lombar, fraqueza dos
membros inferiores, febre noturna, suor noturno, urina escassa, rubor malar,
calor dos cinco centros, em casos mais sérios, pode haver emissão noturna com
sonhos, impotência, ejaculação precoce. Língua: vermelha, saburra escassa ou
ausente. Pulso: fino (Xi), rápido (Shuo).
Princípio de tratamento:
nutrir o Yin, clarear o Fogo, restaurar a comunicação entre Coração e Rim.
Acupuntura:
Grupo
1
Du20 (Baihui), VB20
(Fengchi), VB12 (Wangu) ou B7 (Tongtian), Ren6 (Qihai) ou Ba6 (Sanyinjiao).
Grupo
2
Du20 (Baihui), B23
(Shenshu), B15 (Xinshu), Ba6 (Sanyinjiao), R6 (Zhaohai).
Grupo
3 - preferido
- R1 (Yongquan), em
tonificação, para estabelecer a comunicação entre Coração e Rim.
- R6 (Yongquan), ponto de
confluência do Yin Qiao Mai, para nutrir o Yin, tonificar o Rim, nutrir o Yin
para fortalecer a Medula.
- R7 (Fukiu), para nutrir
o Yin do Rim.
- Ba6 (Sanyinjiao).
- C7 (Shenmen), em
dispersão para acalmar a Mente.
Este grupo de pontos pode
ser simplificado usando-se pontos principais: R7 (Fuliu), Ba6 (Sanyinjiao) e C7
(Shenmen) e adicionando-se pontos de acordo com os sintomas:
- tontura: dispersar F2 (Xingjian),
ou F3 (Taichong) e VB20 (Fengchi).
- suor noturno: ID3
(Houxi).
- palpitações: PC4 (Ximen)
ou PC6 (Neiguan).
- tinitus: ID19.
- espermatorreia: Ren4
(Guanyuan), B52 (Zhishi).
Quando a Deficiência de
Yin é prolongada, o Yang do Rim também pode enfraquecer, resultando em um
padrão de “Deficiência de Yin e Yang do Rim”.
Manifestações clínicas:
alterações da memória, muitos sonhos, palpitações, tontura, boca seca, astenia,
rigidez na região lombar, olhar levemente selvagem (slightly wild look), sensação
de frio com facilidade, urina profusa, diminuição da audição, diminuição da
energia sexual. Língua: pálida, macia e vermelha na ponta. Pulso: fino (Xi),
fraco (Ruo) e profundo (Chen) em ambas as posições Chi.
Princípio de tratamento:
nutrir o Yin do Rim e tonificar o Yang do Rim.
Acupuntura:
Para nutrir e reforçar o
Yuan Qi, precisamos adicionar alguns pontos à prescrição anterior. Selecionamos
entre eles: B23 (Shenshu), Du4 (Guanyuan), B24 (Qihaishu) para aquecer o Rim e
reforçar o Yuan Qi, Ren5 (Shimen) para aquecer o Rim e fortalecer o Yang, Ren6
(Qihai) para aumentar o Yang, tonificar o Qi, tonificar oRim e nutrir o Jing.
III.
Deficiência de Qi e Sangue
Etiologia: hipofunção do
Zang Fu, que pode ser tanto constitucional quanto surgir após uma doença
prolongada.
Manifestações clínicas:
alterações de memória, tontura, insônia, palpitações, compleição pálida e
embotada, astenia, cansaço, debilidade generalizada, falta de apetite, perda de
peso, timidez, aversão a falar, tosse, falta de ar, suor espontâneo, fezes
soltas, urina turva e, em casos extremos, emissão noturna. Pulso: fino (Xi) e
fraco (Ruo).
Acupuntura
- há várias possibilidades:
I. Combinação descrita no
Zi Sheng
- Du11 (Shendao) para
acalmar a mente e melhorar a memória;
- P7 (Lieque), ponto Luo
do canal do Pulmão, para tonificar e beneficiar o Qi e o Pulmão;
- R21 (Youmen), ponto Hui
do Rim e Chong Mai, para fortalecer o Baço e Estômago;
- B43 (Gaohuangshu) para
tonificar tanto o Qi quanto o Sangue e especialmente recomendado para
alterações da memória devidas a essas deficiências e em pessoas com a constituição
fraca.
II
– Nossa preferência
Pontos principais:
- Ba6 (Sanyinjiao) para
tonificar o Sangue e Yin;
- IG4 (Hegu) para
tonificar e beneficiar o Qi para gerar Sangue.
- C7 (Shenmen) para
acalmar a mente e beneficiar a memória;
Pontos secundários:
- B17 (Geshu), para ntrir
e beneficiar o Sangue e o Yin, especialmente do Coração, Pulmão e Fígado;
- Ba10 (Xuehai) para agir
sobre o Sangue na parte inferior do corpo;
- E36 (Zusanli) para
tonificar o Qi e o Sangue;
- B43 (Gaohuangshu);
- Ren4 (Guanyuan);
III
– Combinações adicionais para tonificar o Qi e o Sangue:
a) IG4 (Hegu) e Ba10
(Xuehai);
b) E36( Zusanli), Ba10
(Xuehai) e IG4 (Hegu);
IV.
Estase de Sangue
Etiologia: após hemorragia
ou trauma, a estase de Sangue pode não se dispersar totalmente e permanecer,
afetando a memória.
Manifestações clínicas:
alterações da memória, palpitações, tontura, cefaleia crônica no topo da
cabeça, cefaleia prolongada, peso ou aperto no peito, dor chata abaixo das
costelas. Língua: escura ou púrpura com pontos avermelhados. Pulso: agitado
(se).
Princípio de tratamento:
Dispersar a Estase de Sangue e promover novo Sangue.
Acupuntura:
Há várias possibilidades:
- Ba6 (Sanyinjiao) e F2
(Xingjian), este em dispersão;
- Ba6 (Sanyinjiao) e F14
(Qimen), este em dispersão;
- B17 (Geshu),
inicialmente em dispersão, depois em tonificação para resolver a estase
sanguínea e produzir Sangue novo;
- Ba6 (Sanyinjiao) em
dispersão por cinco minutos, IG4 em tonificação por dez minutos para tonificar
o Qi, avivar o Sangue e resolver a estagnação;
- pontos para as “quatro
curvas”: PC3 (Quze) em combinação com B40 (Weizhong). O PC3 (Quze) beneficia o Coração,
pacifica a Mente e dispersa a estase de Sangue no âmbito do peito, membros
inferiores e ombros. O B40 (Weizhong) dispersa a estase de Sangue no quadril,
costas, membros inferiores, cabeça e cérebro.
- C7 (Shenmen) em
dispersão, PC6 (Neiguan) em dispersão para dissipar a estase de Sangue dos
Colaterais do Coração, para auxiliar nas alterações mentais, especialmente em
agitação, histeria e insanidade;
- PC7 (Daling) em
dispersão para clarear o Coração, pacificar a Mente, dissipar a estase de
Sangue dos Colaterais do Coração, e tratar doenças da Mente, língua, Coração e Pericárdio.
Deve-se prestar atenção
também aos pontos do Canal do Fígado tais como F2 (Xingjian), F3 (Taichong), F8
(Ququan), F13 (Zhangmen) e F14 (Qimen).
Finalmente, não devemos
nos esquecer de que a produção de um novo Sangue só pode ser realizada através
da digestão, sendo finalizada com êxito por Baço e Estômago em boas condições. Se
estes Órgãos estiverem enfraquecidos, deverão ser fortalecidos.
V.
Fleuma
Etiologia e patologia:
pode ser constitucional, obstruir os orifícios do Coração e originar doenças
mentais associadas à perda de memória.
Manifestações clínicas:
perturbação da consciência, perda de memória, não reconhecimento de pessoas,
encarar as pessoas, falar sozinho, torpor, comportamento anormal, epilepsia. Língua:
saburra branca gordurosa. Pulso: profundo (Chen), tenso ((Xian) e escorregadio
(Hua).
Princípio de Tratamento:
remover a Fleuma e abrir os orifícios.
Acupuntura:
Grupo 1: combina pontos
que tratam o Fleuma: E40 (Fenglong) e E9 (Yinlingquan), com pontos para
resolver o Fleuma do Coração: PC5 (Jianshi) e PC7 (Daling), e pontos para
despertar o Espírito: Du20 (Baihui), Du26 (Renzhong) e Du15 (Yamen).
Grupo 2: dispersar o Du26
(Renzhong), E40 (Fenglong), PC7 (Dalin) e F3 (Taichong).
Grupo 3: dispersar Du20
(Baihui), E40 (Fenglong), C7 (Shenmen) e F3 (Taichong).
VI.
Perda de memória devido a envelhecimento natural
Etiologia: alguma perda de
memória ocorre normalmente com o avanço da idade e não é patológica. Sua
intensidade varia de pessoa para pessoa e geralmente afeta mais a memória episódica
do que a semântica.
Acupuntura:
Pontos para tonificação
geral podem ser usados, tais como: E36 (Zusanli), B43 (Gaohuangshu), IG4
(Hegu), Ba6 (Sanyinjiao), Du20 (Baihui), Du4 (Mingmen). É igualmente importante
garantir o correto funcionamento do Estômago e Baço.
Fonte:
Revista Medicina Chinesa Brasil, Vol.2 nº 07.
Artigo
extraído da Chinese Medicine Magazine, número 41, janeiro de 1993.
Bernard
Auteroche* | Tradução: Carla M. Rigo
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