quinta-feira, 22 de março de 2012

O que esperar do seu primeiro tratamento com Acupuntura?

Quando você ouve a palavra acupuntura, o que é o primeiro pensamento que vem à sua mente?
Se a resposta foi "agulhas", você não está sozinho. Curiosamente falando, é muito comum as pessoas associarem o tratamento tradicional chinesa com a assustadora agulha, instrumento pontudo doloroso utilizado para realizar a prática. Na verdade, eu era um deles.

Mas sendo a agulha fóbica ou não, o fato é que, mais e mais pesquisas modernas têm sido divulgadas, mostrando ótimos resultados em diversos casos, inclusive em algumas doenças graves. Os defensores da acupuntura dizem que ela pode aliviar os sintomas de uma variedade de condições, incluindo dores de cabeça, dor lombar, osteoartrite e insônia, além de muitas outras.

E a prática continua a ganhar força no mundo da medicina tradicional, especialmente como tratamento secundário à medicina convencional. De acordo com a Good Housekeeping, “Uma pesquisa recente na Alemanha tem dado resultados positivos, mostrando que a adição de acupuntura para o tratamento médico padrão ajuda as pessoas com uma grande variedade de doenças”. De cólicas menstruais e coriza a crises de enxaqueca e asma, a acupuntura curou melhor  os doentes que foram tratados com medicina convencional e acupuntura, mais do que aqueles tratados com apenas a medicina convencional.

O mecanismo exato por trás do poder de cura da acupuntura não está bem esclarecido, embora os pesquisadores têm proposto várias teorias, incluindo a ideia de que as endorfinas, os chamados hormônios do bem, que a acupuntura funciona em resposta ao estresse do corpo, ou que algum complicado efeito placebo esteja envolvido, disse o site The Atlantic no ano passado.

"Nós sabemos que funciona, só não sabemos como", disse a Dra. Leena Mathew, uma médica que atende Anestesiologia e Dor no Presbyterian Hospital/Columbia University Medical Center em Nova Yorque.

Então, enquanto o júri ainda está procurando como exatamente a acupuntura funciona, fiquei intrigado. E quando eu tive a oportunidade de experimentar uma sessão com a Dra. Christina Moores, decidi ir até lá e ver com meus próprios olhos, ou sentidos.

Começamos a sessão discutindo o meu passado médico e a história da família, e ela decidiu colocar as agulhas na parte anterior do meu corpo. Quanto ao medo às agulhas? A verdade é que, na sua maior parte, elas não machucam ou causam dor. Poucas vezes senti um leve desconforto ou “choque” muito suave, que Moore disse que era a contração de músculos ou de um nervo que estava sendo atingido. Demorou cerca de oito minutos para colocar todas as agulhas e, em seguida ela me colocou próximo a uma lâmpada de calor por aproximadamente 20 minutos - em somente um ponto, e foi tão relaxante que eu acabei pegando no sono.

Enquanto esta era apenas a minha primeira consulta, eu já estava me sentindo descasado, confortável e definitivamente queria experimentá-la novamente.

Fonte:

A primeira coisa a se fazer quando se procura algum tratamento alternativo, seja a Medicina Chinesa, em especial a Acupuntura, ou outras terapias, é acreditar no sucesso do tratamento. De nada adianta tratar algum problema físico ou emocional, se o próprio paciente não acredita no reestabelecimento de sua própria saúde. Vale salientar que a Acupuntura é um tratamento totalmente natural, onde não há praticamente contra indicações e não causa efeitos colaterais, diferentes das medicações convencionais usadas na medicina convencional.

A visão da Medicina Chinesa em relação aos sintomas de cada doença são totalmente diferentes da medicina convencional, onde não particionamos o corpo para tratar determinada área, e sim, olhamos o paciente como um todo no processo evolutivo de ser, desde a história inicial dos sintomas até mesmo do seu passado, como o convívio familiar, hábitos alimentares, sono, repouso, entre muitos outros.

Somos apenas o empurrão inicial à cura do corpo, quem dá o estímulo necessário para que o próprio corpo volte ao seu estado natural de saúde. Devemos ser pacientes no tratamento, pois, em alguns casos, a melhora dos sintomas vem com o decorrer do tratamento. Não desanime. Confie.

Para dúvidas e sugestões sobre assuntos que queiram ver publicados aqui no blog, peço que deixe seu comentário, são de grande valia para a divulgação da Medicina Chinesa no Ocidente, e que cada vez mais pessoas procurem por tratamentos alternativos mais naturais, visando um bem estar físico e emocional.

Rafael Ferreira

Um comentário:

  1. ADMIRO A MTC. FACO ACUPUNTURA COM BONS RESULTADOS VENÇA O MEDO DAS APLICAÇOES. VALE O INCOMODO PELOS BENEFICIOS.

    ResponderExcluir