sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pulmão, Respiração e outras funções


Para nossa mente ocidental, os Pulmões são os órgãos responsáveis pelas trocas gasosas (absorção de O2 e liberação de CO2) com a corrente sanguínea, ponto! Nossa respiração é feita por músculos (o mais famoso é o diafragma) que "deformam" o gradil costal para imprimir aos tecidos dos pulmões diferenças de pressão atmosférica para que essa troca ocorra. Em linhas gerais é basicamente isso, só que a visão da MTC tem mais arestas sobre esses órgãos.

"O" Pulmão (Fei), visto como uma unidade, implica várias funções que para muitos estudantes passam por despercebidas durante a avaliação. Tendenciosamente, estamos mais acostumados a diagnosticar as síndromes de excessos para o Fígado (Gan) e de deficiência para o Baço/Pâncreas (Pi) e Rins (Shen). O Coração é visto quase que como uma vítima de tudo e o Pulmão muitas vezes não é lembrado. Essa é a "norma" de um ambulatório, porém está equivocada em vários aspectos. Todos órgãos são importantes e participam conjuntamente num quadro patológico que é suscetível aos ciclos de controle/dominação e geração/criação bem como nas funções fisiológicas em que  participam conjuntamente. O Fei por exemplo é quem controlaria os excessos do Gan pelo ciclo de controle. Se  estiver pleno de saúde, ajudaria a subjugar o Yang do Gan e promover o livre fluxo. Caso haja uma contra-dominação (quando a energia do Gan se volta contra o Fei) pode ocorrer tosse, roncos e outros sinais de desarmonias...

O Fei encontra-se no Aquecedor Superior. Ele participa conjuntamente com o Baço na produção de Qi. Como vimos nos post sobre o Pi, esse órgão é responsável pela extração de toda energia pura dos alimentos e bebidas que ingerimos e também para o seu transporte para o Aquecedor Superior onde essa energia (Gu Qi) vai ser utilizada pelo Pulmão que o unirá com o Qi do ar (Qin Qi) formando o Zong Qi (Qi da reunião). Esse Zong Qi ainda precisa ser purificado pelo Qi da Fonte ou Yuan Qi para então se transformar do Qi verdadeiro Zhen Qi.

Só para esclarecer: Zong Qi (Qi da reunião) é diferente de Zhong Qi (Qi do centro que se refere ao Qi do Estomago e do Baço juntos) e Zeng Qi (Qi verdadeiro) é diferente de Zheng Qi (Qi correto que significa todas nossas energias, o oposto de Xie Qi). (Maciocia, 2007)

Aqui temos diferentes opiniões. Alguns autores dizem que o Zong Qi desce até os Rins para ser transformado e depois retorna ao tórax como Qi verdadeiro. Outros, como eu, acham mais provável que haja a elevação do Yuan Qi até o tórax para produzir a transformação. Nas palavras de Su Wen (cap 10): "Todos os Qi se prendem ao Pulmão". Acredito nisso, pois considero que ocorra circulação do Yuan Qi por todo o corpo da mesma maneira que o Wei Qi e o Ying Qi, se não, como explicar que cada meridiano temos um ponto de concentração de energia Yuan, ou pontos Fonte. Outra questão é que temos o meridiano dos Rins que vai até os Pulmões, o que seria uma facilidade fisiológica e energética.

Bem, após a a formação do Zhen Qi, o Pulmão ainda realiza a função de divisão do mesmo em Wei Qi (de aspecto Yang que tem a função de ser a nossa defesa contra fatores externos; durante o dia  ele percorre pelo aspecto externo, junto a superfície do corpo e a noite entra pelo acuponto R1 para fazer a defesa interna na mesma ordem do ciclo de controle a partir do Rim) e Ying Qi que acompanha nossa circulação nutritiva de Xue, Jin Ye e todas as outras substâncias.

O Pulmão ainda é responsável para enviar o Qi e as "águas" do Aquecedor Superior até o Inferior chegando aos Rins. Como já mencionei, o meridiano dos Rins vai até o Aquecedor Superior. Já o meridiano do Pulmão, antes de emergir no seu primeiro ponto P1 (Zhong Fu), tem seu trajeto interno no tórax e se conecta com comunicação com sua víscera Intestino Grosso (Dachang) no Aquecedor Inferior e que como todos sabemos, é responsável por absorver parte dos líquidos das fezes. 

Quando o Pulmão não envia o Qi para o Aquecedor Inferior ocorre uma retenção do Qi no órgão. Isso leva a sintomas como asma, tosse, peito oprimido, poplipnéia etc. Vale ressaltar aqui que isso é possível tanto pela inadequação do Pulmão em enviar o Qi corretamente tanto quanto a deficiência do Rim em recebê-lo. Por isso que temos asma que tem sua etiologia no Rim. Para tal, os pontos R23, R24, R25 e R27 são utilizados como pontos locais para facilitar a descida do Qi ao Rim.

Um outro sintoma que pode ocorrer é o acúmulo de líquido no alto (face e mãos). Como o Fei não consegue enviar "as águas" para baixo, elas ficam retidas em cima.

Já vivenciamos casos de constipação por deficiência de Qi do Pulmão. Quando o Qi da víscera não trabalha juntamente com com o do órgão (ou quando os órgão não está em comunhão com seu acoplado) pode ocorrer esse tipo de constipação. O tratamento pode ser simplesmente tonificar o Fei ou usar técnica de meridianos divergentes (Jing Bie). Nesses casos exercícios respiratórios são benéficos, visto que ao tonificarmos nosso Fei tonificaremos nossa víscera.

Outra função importante do Fei já foi mencionada quando falamos a respeito de Psicossomática na MTC. É nesse órgão que está encerrado a alma corpórea Po. Esse aspecto é muito vulnerável a tristeza e mágoa lesando assim as funções do Pulmão e dissolvendo o Qi. Quando a pessoa esta triste sua respiração é curta e tem voz fraca. Durante a fase do romantismo na nossa literatura e música, onde a tristeza e a melancolia eram exaltados, muitos morriam de enfisema e pneumonias. Quando o Fei está saudável, o indivíduo tende a ser radiante e com voz forte.

O Pulmão é responsável pela hidratação da pele, da saúde dos pêlos e do controle dos poros. Uma das causas de sudorese excessiva pode ser fraqueza nos pulmões.

O nariz é a abertura dos pulmões. Quando resfriamos (invasão de vento frio) temos a primeiro momento um enfraquecimento do Wei Qi (maior parte foi consumida para tentar evitar a penetração do Xie) e estagnação do seu fluxo. O Pulmão, como órgão Yin mais externo, sofre dessa invasão sendo impedido de descer com o Qi e Jin Ye para o Aquecedor Inferior. Isso gera a corisa, que nada mais é do que um sintoma que ocorreu a invasão do vento frio e que esse está atrapalhando as funções do Pulmão.

Praticar uma respiração correta é a base da Yoga e do Qi Gong. Ambas técnicas sabiam que com poder da energia do ar Qin Qi (em MTC) e prana (yogis) podemos controlar nossas energias do corpo e amplificá-las para nossa saúde.Voltaremos a falar mais sobre o Pulmão. 

Fonte: http://acupunturacorpoealma.blogspot.com.br/2012/05/pulmao-respiracao-e-e-outras-funcoes.html

Um comentário: