quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Acupuntura: como funciona e qual o seu papel no sistema cerebral



A Acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que utiliza de métodos alternativos e terapêuticos para tratar dores e prevenir doenças.

Geralmente a ferramenta utilizada pelos profissionais da acupuntura são as agulhas que são inseridas pelo corpo estimulando terminações nervosas e liberando neurotransmissores capazes de aliviar dores, prevenir doenças e tratá-las.

Sob a ótica da ciência médica contemporânea, essa antiga técnica é considerada mística e um tanto quanto duvidosa, isso porque, como você verá no tópico a seguir, a teoria da acupuntura surgiu através de observações em pacientes e interpretações subjetivas e objetivas do mestre.

A Acupuntura e o Sistema Cerebral

A técnica da acupuntura é desenvolvida por agulhas que, inseridas em pontos com terminações nervosas são capazes de promover alívio de dores. Estes pontos estão diretamente ligados a várias regiões do cérebro e do sistema nervoso.

Quando as agulhas são aplicadas pelo corpo há a estimulação de várias funções do corpo, que, consequentemente, a liberação de substâncias químicas – neurotransmissores, responsáveis pelo efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante.
O papel dos neurotransmissores cerebrais na acupuntura

Todos os estudos que envolvem respostas neuroquímicas à acupuntura fornecem evidências dos efeitos biológicos que podem ajudar a entender como a técnica pode ser usada no tratamento de doenças.

Além disso, esses resultados sugerem que a acupuntura pode reverter e corrigir o mal funcionamento do corpo através da ativação direta do cérebro, contribuindo para o equilíbrio bioquímico do sistema nervoso central e regulando neurotransmissores que controlam a saúde.

A serotonina, uma substância química, é liberada quando a acupuntura é realizada fazendo com que haja a sua regulação no cérebro, uma vez que, a eletroacupuntura realiza uma diminuição induzida através da retenção nos níveis de serotonina no núcleo accumbens.

Outra substância que tem papel importante é a a dopamina. Quando a acupuntura é realizada, por ser considerada uma substância mediadora, há a normalização da liberação de dopamina através de neurônios de serotonina no hipotálamo.
A eletroacupuntura e o sistema cerebral

Verificar o efeito da eletroacupuntura no sistema de compostos químicos tem sido pauta de pesquisas recentes.

Estes estudos utilizando animais, fornecem evidências de que a eletroacupuntura de baixa frequência pode ativar encefalinérgicos e beta-endorfinas neurônios no núcleo arcuatus do hipotálamo.

Parece razoável propor que a eletroacupuntura pode ajudar a aumentar a liberação de dopamina, além disso, há uma evidência neuroquímica importante de que o tratamento de acupuntura interfere diretamente no sistema mesolímbico da dopamina.

O tratamento da acupuntura em pontos específicos Shenmen (HT7) preveniu significativamente a diminuição dos níveis de dopamina extracelular no núcleo accumbens.

Por outro lado, um estudo comportamental indicou que a eletroacupuntura de alta frequência suprimiu a síndrome de abstinência da morfina induzida por naloxona e este efeito inverteu-se no pré-tratamento com antagonista de dinorfina A ou anticorpo-receptor κ.

Dados neuro farmacológicos revisados ​​anteriormente fornecem evidências para a ação dos peptídeos opioides endógenos na analgesia de acupuntura.
O papel da acupuntura no alívio de dores

Quando uma agulha de acupuntura é inserida em um ponto de acupuntura tradicional, algumas fibras nervosas são estimuladas resultando em impulsos nervosos que são enviados à medula espinal. Nesta fase, as células condrogênicas são estimuladas a liberar endorfinas (substâncias químicas cerebrais), como encefalina e dinorfina.

A partir destas substâncias é promovido a inibição local (bloqueio) do sinal de entrada da dor.

Além de provocar efeitos na medula espinal, o impulso nervoso produzido pela agulha de acupuntura é transmitida para a área cinzenta periaquedutal do cérebro médio onde é liberada encefalina.

A encefalina, por sua vez, provoca a liberação da monoamina neurotransmissores de serotonina e norepinefrina na medula espinal. Estas monoaminas desempenham um papel na supressão da transmissão do impulso da dor.

Além do seu papel na redução da dor, a serotonina está envolvida também na produção de um efeito antidepressivo no cérebro.

De fato, uma vez que essas áreas são estimuladas, há a inibição da sensação de dor de entrada local, provocando o efeito geral de alívio da dor durante todo o corpo, um efeito anti-inflamatório e uma sensação geral de melhoria do bem-estar.

A escolha dos pontos exatos de acupuntura, se eles estão perto do local da dor ou mais longe, determina qual das três vias mencionadas são ativadas inicialmente, além de maximizar a inibição da dor de entrada na região segmentar da medula espinal. A colocação da agulha em pontos de acupuntura distantes da área da dor interfere diretamente na glândula central do cérebro.

Em geral, uma combinação de pontos de acupuntura locais e distantes são usados ​​em conjunto durante um tratamento, a fim de maximizar os efeitos em todos os três centros.
Conclusão

No geral, a eletroacupuntura e acupuntura apresentam resultados positivos nos tratamentos de doenças, uma vez que, um área estimulada com agulhas de acupuntura faz ativar neurotransmissores no cérebro, capazes de promover o alívio de dores, como restou notório diante das evidências trazidas neste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário