terça-feira, 11 de julho de 2017

Constipação Intestinal: Acupuntura, Fitoterapia e Auriculoterapia

Constipação intestinal. é a síndrome caracterizada pela dificuldade em eliminar as fezes com uma frequência adequada a saúde orgânica.
Psicoenergossomática. A insatisfação é a primeira causa de desequilíbrio energético no Pulmão e no Intestino Grosso. A insatisfação crônica intoxica a energia desses elementos e as transfere a suas respectivas funções. Em pouco tempo o indivíduo negativo e pessimista torna o seu conteúdo energético “sujo” e “tóxico”; diminuindo por isso, a eficiência e a quantidade de yang qi local.

  • Importante entender que o produto dos pensamentos é o principal agente motivador de desequilíbrio energético interno!

Fisiologia energética. A energia tóxica provoca a deficiência de yang qi no IG. Esse evento diminui a atividade intestinal, que não consegue mais mobilizar o conteúdo fecal em direção ao ânus a fim de ser eliminado.
Bactérias. A deficiência de Yang qi provoca também a morte prematura das bactérias do bem e supremacia das bactérias do mal; causando disbiose, problemas metabólicos e imunológicos.
Deficiência de Yang Qi do IG. É caracterizado pela deficiência da atividade intestinal; que normalmente está relacionada a atividade metabólica da microbiota intestinal, absorção de água e eletrólitos e eliminação das fezes. Todas essas funções ficam comprometidas diante da deficiência de Yang qi.
Enfezado. É o termo genérico utilizado para caracterizar os efeitos secundários da constipação. Esse “dito popular” pode realmente ser confirmado diante da realidade de que a intoxicação energética deixa a mente nebulosa e provoca reações toscas e irritadas. O indivíduo “enfezado” pode comprovar essa perspectiva através da autoanálise; observe bem se há ou não melhora do humor depois de “fazer o número 2″ (defecar).
Respiração. A atividade respiratória cadenciada a partir do músculo diafragma organiza o fluxo  interno de yang qi e estimula a difusão de água pelo organismo, além de mover as vísceras abdominais e seu conteúdo para frente e para baixo.
Sinais e sintomas: disbiose, constipação e desidratação da pele.
Alimentação. Alimentos industrializados, derivados de trigo e glúten, e também o leite são agentes potencializadores da constipação intestinal.
Sinais energéticos. A língua apresenta-se úmida com ou sem saburra. A saburra amarela indica o calor e a saburra branca frio. A posição do elemento metal no pulso estará deficiente e/ou vazia. A pele desidratada e pálida.
Conduta terapêutica.
  1. Acupuntura.
Vaso Maravilhosos: P7 – R6 
Ponto de Entrada: IG4
Combinação: IG11, E36, P8, BP13 e R7.
  1. Auriculoterapia: Shenmen, pulmão, intestino grosso, constipação, simpático, diafragma e reto.
  2. Fitoterapia. Ameixa (3 unidades/dia), cáscara sagrada (chá), óleo de coco e água.
Fonte: http://centrobenessere.com.br/2016/12/22/combinacao-inteligente-protocolo-eficiente-em-acupuntura-auriculoterapia-e-fitoterapia-constipacao-intestinal/

Um comentário:

  1. Acupuntura é uma opção altamente funcional. Atua em uma ampla gama de situações e me foi (e tem sido) especialmente benéfica. E isso me fez interessar bastante pela acupuntura e falar sobre ela na minha página. Procuro levar às pessoas alguma informação no sentido de apresentar a acupuntura a quem não conhece.

    ResponderExcluir