quarta-feira, 7 de junho de 2017

Agulhamento Seco e os Nódulos de Tensão Musculares

Dry needling O agulhamento seco é a técnica que se utiliza os recursos técnicos da Acupuntura, no caso as agulhas e os pontos ASHI ou acupontos convencionais, para liberar a tensão causada na maioria das vezes pela estagnação de Yin Qi (muco ou sangue). O objetivo prático dessa técnica é provocar a dispersão e dissolução local do produto de desequilíbrio energético muscular, sem se preocupar com a causa original.

Yin QI. É o modelo energético denso primário produzido principalmente pela atividade energética digestiva do Estômago e Baço Pâncreas. O desequilíbrio desses elementos provoca a densificação do YIN QI que diminui velocidade de circulação principalmente nos meridianos de energia principais do Estômago e do Baço Pâncreas.
Umidade. O conteúdo denso do YIN QI produzido pelo desequilíbrio do BP e E torna-se úmido e estagnado com o tempo; formando por isso a MUCOSIDADE, caracterizando a estagnação de YIN QI.
Tecido muscular. O suprimento energético dos músculos é realizado via Meridianos principais e Meridianos TENDÍNEOS musculares. O primeiro oferece o Yin qi para a composição da forma e o segundo oferece o YANG QI, que compõe a atividade muscular. A mucosidade impregnada na superfície da estrutura muscular impede a passagem do YANG QI para  interior das miofibrilas e assim provocar a liberação da Acetilcolina e do Cálcio, importantes componentes para a contração muscular.
Nódulo muscular. A presença de  nódulos no interior do tecido muscular é causada pela densificação da massa MUCÓIDE produto da cronificação da mucosidade. Por isso que estudos histológicos descrevem no interior desses tecidos a presença de MUCOPOLISACARÍDEOS.
Conclusão. O tratamento oferecido pela ACUPUNTURA através do agulhamento seco tem o objetivo de desfazer a estrutura física do muco instalado na para muscular. A perfuração desse tecido lesiona as fibras de colágeno que amarram as células MUCOPOLISACARÍDEAS, levando a dissolução nodular. A medida que o processo inflamatório é instalado, o aporte sanguíneo é aumentado e os resíduos do MUCO são liberados para serem eliminados. A eliminação do MUCO permite a regeneração dos MTM e o aporte do YANG volta ao normal oferecendo ao músculo a energia necessária a liberação de ACETILCOLINA e CÁLCIO, responsáveis pela permeabilidade do impulso nervoso ao interior das fibras musculares.
PROTOCOLO GERAL 
Pontos Ashi. Estes pontos podem ser localizados nas bandas tensas musculares, os famosos pontos gatilhos miofasciais. O paciente irá referir dor à pressão ou manipulação destes pontos. A maioria dos pontos gatilhos localizados no dorso superior estão localizados nos meridianos principias. Exemplos: VB21, B11, B12, B13, ID10, ID11, ID12, ID13, ID14, TA15. 
Ponto VB34. Pode ser adicionado a qualquer método de agulhamento seco. Esse ponto ativa a dispersão energética do MUCO muscular.
Ponto E40. Elimina a MUCOSIDADE do organismo.
Ponto BP10. Diminui a densidade energética do YIN muscular.

O uso do Dry Needling associado a Acupuntura Tradicional, com diagnóstico energético, aumenta e muito a efetividade do tratamento, visando um equilíbrio global energético, com melhora da dor, do bem estar físico e emocional.

Harmonize seu Corpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário