segunda-feira, 23 de maio de 2011

Menstruação irregular e infertilidade na MTC

Olá, tenho 32 anos e há mais de um venho tentando engravidar. Meu ciclo menstrual sempre foi irregular, às vezes ficando sem menstruar por três meses, em outros momentos ficando menstruada duas vezes no mesmo mês. Durante os últimos oito anos tomei pílula anticoncepcional e, mesmo após interromper o uso, há treze meses, minha menstruação ainda não se regularizou. Estou muito frustrada com isso e não disponho de dinheiro para fazer um tratamento de fertilização, de modo que me recomendaram a Acupuntura. Realmente pode ajudar? Obrigada!


Resposta: A menstruação irregular é considerada uma desarmonia pela MTC e um dos principais motivos pelos quais tantas mulheres apresentam dificuldade em engravidar. Sendo bastante comum e até mesmo considerada normal durante a adolescência e primeiros anos da vida adulta, quando os ovários ainda não estão plenamente desenvolvidos, não deve ocorrer após certo tempo. Por volta dos 28 anos, quando o sistema reprodutor alcança a maturidade ideal para a concepção, a mentruação deve ocorrer todos os meses e ter duração aproximada de 5 dias. O período considerado normal para o ciclo menstrual é entre 25 e 35 dias, sendo considerado ideal o de 28 dias.

É denominado ciclo menstrual o período compreendido entre o primeiro dia da mentruação e o primeiro dia da próxima menstruação. A principal relação existente entre menstruação irregular e infertilidade parece estar presente na função ovulatória, que deve ocorrer por volta do 14º dia de um ciclo de 28 dias. O óvulo precisa de um determinado tempo para ser liberado e todo este mecanismo depende de uma sintonia muito grande das taxas hormonais. Os mesmos hormônios envolvidos na menstruação irregular estarão atuando no amadurecimento dos óvulos e na liberação do óvulo maduro nas trompas de Falópio, de modo que a fertilização ocorra. Desta forma fica fácil compreender a regularidade menstrual como um sintoma do funcionamento adequado do aparelho reprodutor feminino, da mesma forma que o contrário também é verdadeiro: uma variação constante e acentuada no fluxo pode vir a ser reflexo de descompensações hormonais que podem ter consequências sérias para o processo ovulatório.

Já o mito de que o uso prolongado de medicamentos anticoncepcionais causa infertilidade já foi derrubado por terra há muito tempo. Antigamente, quando os medicamentos anticoncepcionais eram muito mais fortes do que hoje em dia, isto até poderia ocorrer. Hoje em dias, a taxa de  hormônios utilizados nas pílulas são muito semelhantes aos níveis normais existentes no organismo da mulher, o que faz com que esta idéia não seja mais concebida pelos médicos. Na verdade, eles afirmam que logo após a interrupção do uso o ciclo ovulatório já volta ao normal.

Na MTC, a Mentruação Irregular se refere a um conjunto de sintomas que envolvem a duração do ciclo menstrual, sua quantidade e a própria cor do sangue. A Menopatia (patologia da menstruação) pode ser causada por vários fatores. A MTC irá falar, nestes casos, de fatores patogênicos que envolvem o frio, o calor e a umidade, distúrbios emocionais tais como a preocupação, a depressão e a irritabilidade, além de outros fatores como o excesso da atividade sexual e a ocorrência prévia e numerosa de gestações e partos.

Diferenciação de Síndromes 

No caso de ciclos menstruais irregulares, duas situações podem estar presentes; o Fígado pode estar falhando em sua função de fazer circular livremente Qi e Sangue pelo corpo, ou o Rim pode estar deficiente e, sendo ele responsável pelo amadurecimento e funcionamento adequado do sistema reprodutor, falhando na harmonia dos sistemas.

Se o Fígado for o sistema principal na ocorrência de irregularidade menstrual, estarão presentes sintomas tais como sangue menstrual grosso, pegajoso e escuro, sensação de distensão na região das costelas e no peito, dor em distensão no abdome, depressão emocional e suspiros frequentes. Todos estes sintomas ocorrem em função do prejuízo da função do Fígado em fazer circular livremente o fluxo de Qi e sangue pelo corpo.

Já o Rim, quando em desarmonia, acarreta na presença de sintomas como fluxo menstrual diminuído ou escasso, tontura e tinido no ouvido, fraqueza ou dor nos joelhos e na região lombar, frequência urinatória aumentada no período noturno, perda de fezes e língua pálida. Quando há insuficiência no Qi do Rim, dois canais de energia extraordinários são afetados, cujas funções estão intimamente relacionadas ao fluxo sanguíneo do corpo: o Vaso Concepção e o Vaso Penetrante.

Tratamento

O tratamento vai depender da diferenciação de síndromes estabelecida e se destinar a regularizar o fluxo mentrual. Caso o Figado esteja em desarmonia, pontos serão selecionados de modo a regularizar o fluxo de Qi e Sangue pelo corpo, bem como a remissão dos sintomas desagradáveis referidos. Pontos do meridiano do Fígado podem ser selecionados, bem como do Vaso Concepção. VC6, R14, PC5 e F5 são bons pontos que podem ser utilizados. F3 e C7 são indicados nos casos em que a depressão emocional é muito pronunciada.

Quando uma deficiência do Rim é a principal envolvida, pontos do meridiano do Rim e do Vaso Concepção são os mais indicados. O Baço também poderá ser trabalhado devido ao fato de que a qualidade do Qi e sangue do corpo dependem de sua função. VC4, BL23 e R8 são as principais indicações de pontos. No caso de dor nos joelhos e nas costas, Yaoyan (Exta) e R10 são bastante eficazes. Para tontura e zumbido no ouvido, VG20 e R3 são indicados.

Além disso, saber em que ponto do ciclo menstrual a mulher se encontra no momento de cada sessão de atendimento é fundamental para nortear o tratamento. Caso a mulher esteja menstruada, a aplicação das agulhas irá se destinar a mover Qi e sangue para prevenir estagnações. Outros sintomas como dores nas mamas, cólicas, prisão de ventre, retenção de líquidos e depressão poderão ser tratados adicionando-se pontos especificos para cada queixa.

Caso a mulher se encontre na fase pós-menstrual, o corpo estará se recuperando da perda de sangue prolongada; o princípio de tratamento será o de nutrir sangue e Yin do corpo, através da utilização de pontos pertencentes aos meridianos do Rim e do Fígado. Durante o período ovulatório, o princípio de tratamento será o de nutrir a essência. Na fase pré-menstrual o principal pensamento será o de tonificação do Yang do organismo e circulação do Qi do corpo, prevenindo estagnações que podem resultar em sintomas típicos da síndrome da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

Algumas ervas chinesas também são poderosíssimas no tratamento das irregularidades menstruais. Evidentemente é importante que um profissional habilitado e treinado na técnica avalie o caso adequadamente e prescreva a fórmula mais indicada para cada caso. Conduzir o tratamento no sentido de regularizar o ciclo menstrual é o primeiro passo para que o organismo esteja em harmonia e pronto para uma futura gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário