segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como a Acupuntura pode ajudar a lidar com o Estresse?

Olá, meu nome é B.M. e estou passando por uma situação de vida complicada, o que vem me causando sintomas típicos de estresse (irritabilidade, nervosismo, insônia e falta de apetite). Um colega do trabalho me aconselhou a me tratar com Acupuntura, mas não estou certa de como isso pode me ajudar. Como a Acupuntura pode resolver uma situação de estresse?


Resposta: O estresse é o conjunto de respostas fisicas e emocionais que surgem em resposta a um estímulo que gera desconforto e instabilidade psíquica a um indivíduo. O termo estresse foi emprestado da física, campo de conhecimento no qual aparece ligado aos conceitos de atrito e tensão. Assim, o estresse humano pode ser traduzido como um ou vários episódios de tensão, que acarretam em sofrimento fisico e mental para o ser humano.

Muito presente na vida cotidiana, principalmente nas grandes cidades, em que os estímulos estressores são variados e frequentes (trânsito, criminalidade, problemas sociais e etc), o estresse vem sendo casa vez mais apontado como um dos principais fatores de adoecimento na sociedade atual, e suas consequências podem ser graves e até mesmo fatais.

Nos últimos anos muito têm sido dito a respeito do estresse, de suas causas e consequências e, nas livrarias, existe um sem número de livros e revistas que se destinam a ensinar ao leitor como manejar este fenômeno de modo que sua qualidade de vida não seja comprometida. O problema parece estar na capacidade dos leitores colocarem estes ensinamentos em prática, pois o estresse possui vários aspectos e facetas diferentes, impossibilitando que a resolução do conflito seja fácil.

Os médicos chineses vêm se dedicando, há milhares de anos, a tratar e reduzir os efeitos do estresse na saúda física e mental de seus pacientes. A Acupuntura e demais ferramentas da Medicina Chinesa possuem um resultado bastante benéfico nestes casos, e tudo isso sem que hajam efeitos colaterais ou contra-indicações, uma vez que são tratamentos naturais e não-invasivos. Mas, afinal de contas, qual é o mecanismo de ação destas técnicas no tratamento do estresse?

Um dos princípios fundamentais do conceito de saúde dentro da Medicina Chinesa é que para que haja saúde, torna-se necessário que a energia do corpo (Qi) circule livremente pelos canais de energia do organismo, nutrindo adequadamente órgaõs e tecidos. Caso esta energia não esteja em livre fluxo e estagne, a nutrição dos tecidos e orgãos do corpo estará inadequada e a saúde se torna comprometida. Diante deste quadro, a Acupuntura tem a função de restabelecer este livre fluxo de energia, trabalhando, através da estimulação de certos pontos do corpo, o sistema como um tudo e eliminando sintomas como uma consequência natural deste processo.

Uma das características principais da Medicina Chinesa é a visão holística do ser humano, o que significa que mente e corpo são apenas duas expressões desta energia que corre dentro do organismo. Ao contrário da compreensão da Medicina Ocidental, cuja tendência é setorizar o ser humano em pates que deverão ser tratadas independentemente umas das outras, a Medicina Chinesa compreende que mente e corpo são apenas como as duas faces de uma mesma moeda: em uma está escrito “cara”, em outra, “coroa”.

Desta forma, órgãos, tecidos e emoções não são terrenos distintos entre si, e sim correspondentes. Para a Medicina Chinesa, cada órgão do corpo possui uma emoção associada a ele e está relacionado a uma direção do fluxo de energia dentro do corpo: para baixo, para cima e em todas as direções. Do mesmo modo que uma emoção, quando em excesso, se torna patológica e pode lesar um órgão, um órgão cujo funcionamento não esteja adequado também pode causar uma emoção patológica.

Em linhas gerais, o Coração se relaciona com a alegria, o Baço com a preocupação, o Pulmão com a tristeza, o Rim com o medo e o Fígado com a raiva e ansiedade. Cada órgão envia a energia em uma direção e se relacionam entre si, mas apenas um deles tem a função de garantir o livre fluxo de energia pelo corpo: o Fígado, que corresponde ao elemento Madeira. Isto significa que, quando o Figado estiver doente, a energia não vai circular livremente pelo corpo; da mesma forma, a energia que não flui livremente pelo corpo também irá fazer com que o Fígado adoeça. Já que a emoção relacioanada ao Fígado é a raiva e a ansiedade, sentimentos tão comuns nos quadros de estresse, pode-se dizer que, em outras palavras, o estresse lesa o Fígado e um Fígado lesado leva ao estresse. Este mecanismo se retroalimenta infinitamente, envolvendo todos os demais sistemas do corpo, até que algo surja no sistema e interrompa este processo.

É aí que a Acupuntura entra como uma excelente técnica de reabilitação nos casos em que o quadro de estresse já esteja instalado ou esteja se instalando, ainda que em um momento inicial. A partir do princípio de que corpo e mente são apenas duas expressões diferentes da mesma energia, o físico – Fígado lesado – e o mental (estresse) serão trabalhados ao mesmo tempo, sem dar muito importância ao que veio antes: o ovo ou a galinha.

Por isso, se você vem se sentindo estressado e incerto sobre o que deve fazer a respeito, algumas sessões de Acupuntura podem ajudar bastante. Evidentemente que o trânsito, a criminalidade, problemas financeiros e pessoais continuarão existindo, mas através do tratamento seu corpo será auxiliado a funcionar de forma mais equilibrada e saudável. Desta forma, você terá recursos para lidar com as situações estressoras de forma mais harmônica, diminuindo os riscos físicos e mentais que o quadro de estresse pode oferecer à sua saúde e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário