sexta-feira, 3 de junho de 2011

Acupressão auricular para parar de fumar

O Tabagismo representa um dos maiores riscos atuais para a saúde pública. Entre as diversas terapias para deixar de fumar (programas de tratamento da toxicodependência) anunciado é comum encontrarmos a acupuntura. Na acupuntura, existe uma técnica particular, chamada de acupuntura auricular.

A acupuntura auricular pode ser feita com agulhas, estimulação elétrica ou colocando sementes em pontos específicos localizados na orelha. Um estudo-piloto intitulado “Acupressão para parar de fumar”  destina-se a estudar a eficácia da pressão sobre os pontos de acupuntura auricular em doentes tratados para deixarem de fumar.

 
Todos os pacientes foram submetidos à terapia de reposição nicotínica (TRN) e terapia de grupo psicológico.

O estudo científico foi um estudo piloto controlado e randomizado, realizado em um programa conjunto de seis semanas e teve como objetivo estudar a viabilidade de acupuntura auricular como método auxiliar para deixar de fumar.
 
O estudo criou três grupos: grupo A com duas sementes de acupressão auricular, grupo B, com uma semente de acupuntura auricular e grupo C com nenhuma terapia adicional. Os participantes foram orientados a pressionar a semente sempre que sentissem o desejo de fumar. As sementes foram colocadas em um ouvido e usadas durante quatro semanas e substituídas quando necessário.

Foi observado que pacientes que pressionavam as sementes muito cedo, não conseguiam estimular com o passar dos dias. O estudo encontrou diversos problemas como a falta de dados sobre o consumo da TRN. No entanto, os dados sobre os sintomas de abstinência foram quase completos. 

Os dados referentes aos sintomas de abstinência não foram estatisticamente significativos em qualquer grupo e em qualquer semana de estudo. Os autores concluíram que os benefícios obtidos com a acupuntura auricular para deixar de fumar são dificilmente detectáveis ​​pelos métodos utilizados neste estudo. 

Fonte

WHITE, Adrian R; MOODY, Russel C; CAMPBELL, John L; Acupressure for smoking cessation – a pilot study, BMC Complementary and Alternative Medicine, 14 March 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário