segunda-feira, 6 de junho de 2011

Yoga gasta energia tanto quanto o exercício físico convencional

Yoga é uma energia exigente como o exercício físico? Um estudo recente mostra que o exercício da fisiologia da ioga é comparável à exercícios físicos. O estudo foi feito na Índia e foi publicada no Jornal de Oxford baseado em provas complementares e Medicina Alternativa.


O objetivo deste estudo foi observar criticamente o gasto energético, a intensidade do exercício e a alteração respiratória durante uma sessão prática de yoga integral. O consumo de oxigênio (VO2), dióxido de carbono de saída (VCO2), ventilação pulmonar (VE), freqüência respiratória (FR) e o volume corrente (VC), foram medidos em 16 posturas físicas (asanas), cinco manobras de respiração da ioga (BM) e dois tipos de meditação.



Qual a eficácia da ioga como um exercício ?

Estudos indicam que:
  • a longa prática de yoga melhora a profundidade da respiração e altera a sensibilidade dos quimiorreceptores.
  • Yoga também reduz a taxa metabólica em indivíduos saudáveis.
  • A meditação leva ao estado hipo-metabólico.
  • Ioga melhora o desempenho físico, a flexibilidade corporal e a saúde mental.
  • Seus potenciais terapêuticos em várias doenças, especialmente para aqueles relacionados ao estilo de vida têm sido explorados e estão sendo utilizados. Os quatro principais fatores de risco como sobrepeso, hipertensão arterial, glicemia alta e colesterol, que estão ligadas ao estilo relacionadas com doenças crônicas de vida, pode ser reduzida pela intervenção do yoga.
  • Yoga ajudou a melhorar o desempenho físico e a reduzir o nível de marcadores inflamatórios em pacientes com insuficiência cardíaca crônica com fração de ejeção de 25%.
  • práticas de Yoga são úteis no tratamento do diabetes e asma brônquica.




Vinte instrutores de yoga do sexo masculino foram estudados e sua máxima de consumo de oxigênio foi registrada. Os indivíduos realizaram máxima de exercício em uma bicicleta ergométrica em um dia diferente do dia em que eles praticavam yoga. Eles pedalaram com carga zero por 5 min, como exercício de aquecimento. Em seguida, eles receberam um breve descanso.

O estudo mostra que, sempre que o volume corrente está reduzido, ocorre aumento da ventilação pulmonar. Isso ajuda a manter o nível de ventilação pulmonar como a exigência de consumo de oxigênio para que a postura melhore. A ventilação pulmonar e a saída de dióxido de carbono aumentaram proporcionalmente com o aumento no consumo de oxigênio em todos os exercícios de ioga e em algumas manobras de respiração ioga.

O gasto energético durante o ciclismo (5,5 km / h) é de 3,8 kcal min e caminhando na esteira (2,0 km / h) é de 3,1 kcal min. Ao se comparar estes com o gasto energético médio do yoga durante a prática de exercícios deste estudo mostra 60,3 e 73,8% do que de bicicleta e a caminhada, respectivamente.

O estudo conclui que embora as práticas de yoga sejam exercícios de baixa intensidade no limiar de lactato, melhora física no desempenho é possível devido tanto a uma melhor economia de oxigênio e também pela melhora na reserva cardiovascular. Outros fatores, tais como relaxamento psico-fisiológico podem contribuir com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário