terça-feira, 7 de junho de 2011

Alho reduz os níveis de glicose no sangue dos diabéticos e ajuda na hipertensão

O alho pode restaurar alguns dos antioxidantes danificados pelos radicais livres em pacientes com doenças vasculares, tais como diabetes e hipertensão, segundo novo estudo. 
O estudo foi publicado pelo Evidence-based Complementary and Alternative Medicine. Ratos induzidos a ter diabetes e hipertensão receberam uma solução aquosa de extrato de alho (500mg/kg dia) durante três semanas.

Como resultado, o nível de antioxidante no sangue desses ratos, após três semanas de tratamento foram significativamente maiores (P<0,001) do que os níveis pré-tratamento em ambos os ratos diabéticos e hipertensos. Os níveis séricos de antioxidante foram acompanhados por uma diminuição da glicose nos ratos diabéticos tratados e da pressão arterial sistólica diminuída nos ratos hipertensos tratados.

Qual a importância dos antioxidantes? 

O estresse oxidativo, uma produção excessiva de espécies reativas de oxigênio (ROS) acima da capacidade antioxidante do organismo, tem sido implicada no desenvolvimento de várias condições fisiopatológicas, incluindo hipertensão, diabetes, aterosclerose e câncer, bem como o processo de envelhecimento.

ROS são produtos normais do metabolismo celular que normalmente são removidos por antioxidantes endógenos. No entanto, tornou-se cada vez mais claro que a superprodução de ROS pode levar a um ciclo prejudicial de peroxidação lipídica, a depleção de antioxidantes naturais, como a glutationa, a perturbação da produção de deóxido nítrico e perturbações do metabolismo celular normal. Essas mudanças foram mostradas para causar danos às membranas celulares e,  em particular, pode causar disfunção endotelial.

Durante a última década, tornou-se cada vez mais evidente que muitas doenças crônicas são acompanhadas por níveis aumentados de estresse oxidativo exacerbado pela diminuição dos níveis de antioxidantes. Estas observações tem precipitado muito interesse no estudo da correlação entre estresse oxidativo, o potencial antioxidante e o desenvolvimento de doenças crônicas em humanos e em modelos animais. De particular interesse são as correlações entre estresse oxidativo e desenvolvimento de diabetes e hipertensão.

Os investigadores concluíram que o tratamento de ratos diabéticos com alho resultou em aumento significativo de antioxidantes e redução dos níveis de glicose comparados ao tratamento de animais diabéticos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário