segunda-feira, 13 de junho de 2011

Acupuntura como Terapia de Regulação Hormonal

Um pequeno estudo divulgado em março descobriu que a acupuntura reduz as alterações de humor em mulheres na pós-menopausa. Isto confirma o que outras notícias recentes indicam – a acupuntura é claramente uma melhor opção do que a TRH (terapia de reposição hormonal) para tratar os sintomas da menopausa.


No início deste ano, uma grande notícia também saiu do Reino Unido, onde um grande estudo de mais de um milhão de mulheres na pós-menopausa ocorreu. Os resultados mostram que as mulheres que fizeram Terapia de Reposição Hormonal (TRH) nos estágios iniciais da menopausa apresentam maior risco de desenvolver câncer de mama que aquelas que tomaram cinco ou mais anos após a menopausa ter iniciado. Esta é uma grande descoberta, porque a crença popular era que as mulheres mais jovens, que começaram a TRH na menopausa mais cedo teriam menor risco de desenvolver efeitos colaterais. Em outras palavras, as mulheres que eram para estar com o menor risco foram encontradas no grupo de maior risco.
Estes resultados foram um incêndio já em chamas sobre os perigos potenciais da TRH, que incluem aumento do risco de câncer de mama, mas também problemas cardíacos, derrame e coágulos sanguíneos. Estes riscos foram amplamente divulgados em 2002, quando um outro estudo em grande escala, o Women's Health Initiative, foi interrompido três anos antes do previsto. Os Pesquisadores perceberam que as mulheres estavam enfrentando sérios efeitos colaterais com as taxas elevadas de hormônios.
Embora alguns pesquisadores ainda tenham dúvidas sobre o método utilizado na última pesquisa na Grã-Bretanha, foi realizado um estudo observacional em vez de um ensaio randomizado, e os resultados deram a noção que o aumento no nível hormonal artificial nessas mulheres provavelmente não é seguro. Eles também destacaram um problema inerente com a introdução de substâncias estranhas para tratar os sintomas da menopausa.
O equilíbrio hormonal do organismo e, portanto, a homeostase geral, é desarrumada durante a menopausa. É desconfortável e um fardo enorme para a maioria das mulheres. Mas também é uma parte normal da vida.
Regulação é o feijão com arroz da Acupuntura.
Os sintomas da menopausa geralmente são direcionados para sintomas de deficiência dos Rins. Na acupuntura clássica chinesa, a abordagem mais comum é tratar a Deficiência do Yin do Rim. Os sintomas mais comuns associados com a menopausa são suores noturnos, instabilidade emocional, insônia, memória fraca, dores de cabeça, falta de concentração, ressecamento geral, entre outros.
A Essência do Rim, que está relacionada com a medula do cérebro, pertence ao Yin do Rim, portanto, falta de memória e confusão mental ocorre quando o Yin do Rim é deficiente. Da mesma forma, os ossos doloridos e a dor lombar são o resultado dessa deficiência de Yin/Essência do rim, quando deixam de nutrir os ossos. Esta é parte da razão pela qual tratamos os rins, em casos de osteoporose, que se torna cada vez mais comum em mulheres perto da menopausa. Yin do Rim nutre os fluídos corporais que mantem os ossos fortes e lubrificados.
Além de afetar a saúde dos ossos, quando os fluidos corporais estão esgotados, há ressecamento geral em todo o corpo. Isso pode levar a prisão de ventre, boca seca, urina escura e secura vaginal. Qualquer deficiência do Yin também é associada com o que é chamado de vazio ou Falso Calor, que dá origem a ondas de calor, suores noturnos e rubor facial.
Os pontos de acupuntura que nutrem o Yin do Rim são uma aposta segura para a maioria das mulheres com os sintomas da menopausa, mas às vezes é necessária uma investigação mais aprofundada. Yin do Rim deficiente frequentemente aparece em conjunto com outro padrão. Yin do Rim é considerado a base tanto para o fígado e coração, quanto a uma deficiência nessa área, podendo levar a padrões de fígado e/ou padrões de coração também. Mais comumente, os padrões adicionais associados com a menopausa incluem deficiência do Yin do fígado ou do sangue, aumento do Yang do Fígado, Rim e Coração não se comunicando, ou deficiência do Yin do Coração.
Kiiko Matsumoto, uma acupunturista japonesa de renome, oferece uma perspectiva levemente diferente sobre a menopausa. Ela descreve-a como um vazamento de Zong Qi, uma síndrome que envolve a relação entre os pulmões e rins, e que são conhecidas entre os aquecedores superior e inferior. Zong Qi desempenha um papel vital na garantia de que várias partes do corpo permaneçam em sua temperatura desejada. O vazamento de Zong Qi significa que a função do organismo de regulação da temperatura está desligada, fazendo com que haja demasiado calor na parte superior do corpo (aquecedor superior) e não o suficiente na parte mais baixa (menor aquecimento). O excesso de calor no aquecedor superior provoca ondas de calor, suores noturnos, insônia, ansiedade e instabilidade emocional. Falta de calor na parte inferior do aquecedor pode causar depressão e dor lombar.
Diferentes estilos de acupuntura aborda a menopausa de várias maneiras, mas todas são semelhantes na medida em que regulam os componentes estruturais e funcionais que se desorganizam e as alterações das mulheres nos níveis hormonais. Se o "R" representava a "regulação", o nome TRH ainda trabalha para descrever o tratamento eficaz para os sintomas da menopausa. Mas por que manchar uma coisa boa com um nome ruim? Vamos apenas chamá-la de Acupuntura.







 

 

Um comentário: