segunda-feira, 6 de junho de 2011

Acupuntura e dor lombar crônica

Seis meses de tratamento com acupuntura parece ser mais eficaz que a terapia convencional no tratamento da dor lombar, de acordo com um estudo na edição de setembro do Archives of Internal Medicine, nos EUA.

"A dor lombar é comum, prejudicando e incapacitando, muitas vezes a longo prazo, com uma prevalência estimada de 70 a 85%." É a segunda causa mais comum da dor em que o tratamento médico é procurado e uma das principais causas de absentismo e incapacidade. A acupuntura é cada vez mais utilizada como alternativa terapêutica no controle da dor.


Michael Haake, professor Ph.D. da Universidade de Regensburg, Bad Abbach, Alemanha, e colegas conduziram um estudo randomizado clínico, envolvendo 1.162 pacientes (idade média 50 anos) que tinham experimentado dor lombar crônica por uma média de oito anos.

Os pacientes foram submetidos a 30 minutos de dez sessões (cerca de duas sessões por semana) de acupuntura verdadeira (387 pacientes), acupuntura falsa (387 pacientes) ou terapia convencional (388 pacientes). Acupuntura verdadeira consistiu no agulhamento de pontos fixos e pontos adicionais a uma profundidade de 5 milímetros a 40 milímetros com base na Medicina Tradicional Chinesa, enquanto acupuntura falsa consistiu em inserir agulhas superficialmente (um milímetro a 3 milímetros) na parte inferior das costas evitando todos os pontos conhecidos ou meridianos verdadeiros.

A terapia convencional consistiu em uma combinação de medicamentos, fisioterapia e exercícios. Cinco sessões adicionais foram oferecidas para aqueles que tiveram uma resposta parcial ao tratamento (10% a 50% da dor de redução).

Um total de 13.475 sessões de tratamento foram realizadas (acupuntura verdadeira, 4821; acupuntura falsa, 4590; terapia convencional, 4064), escrevem os autores. Os pacientes que recebem o adicional de cinco sessões foram 232 (59,9%) no grupo verdadeiro, 209 (54,3%) no grupo placebo e 192 (52,5%) no grupo convencional.

A taxa de resposta foi definida como uma melhora de 33% na dor ou uma melhoria de 12 por cento na habilidade funcional. Em seis meses, a taxa de resposta foi de 47,6% na acupuntura verdadeira, 44,2% na acupuntura falsa e 27,4% no grupo de terapia convencional. As diferenças entre os grupos foram as seguintes: verdadeira vs placebo, 3,4%; verdadeiro vs terapia convencional, 20,2%.

A superioridade das duas formas de acupuntura sugere um mecanismo subjacente comum que pode agir sobre a geração da dor, transmissão da dor ou sinais de processamento da dor, sinais pelo sistema nervoso central e que é mais forte do que a ação do mecanismo da terapia convencional. A acupuntura dá uma opção de tratamento eficaz e promissora para a dor lombar crônica, com poucos efeitos adversos ou contraindicações. As melhorias em todos os desfechos secundários e primários foram significativos e durou por muito tempo após o término do tratamento.

[Arch Intern Med. 2007, 167 (17) :1892-1898]

Nenhum comentário:

Postar um comentário