segunda-feira, 6 de junho de 2011

A vitamina D ajuda o cérebro a trabalhar melhor em idade avançada

A vitamina D pode ter um papel fundamental em ajudar o cérebro a manter-se bem na vida adulta, sugere pesquisa publicada no Jornal de Neurologia e Neurocirurgia e Psiquiatria (Journal of Neurology Neurosurgery e Psiquiatry).
A pesquisa indica que a falta o consumo de vitamina D pode estar associada a agilidade no envelhecimento do cérebro, mas os resultados têm sido inconsistentes.


Os pesquisadores baseiam seus resultados atuais com pouco mais de 3.000 homens europeus, com idades entre 40 e 79, que eram todos parte da comunidade internacional Europeia do Estudo do Envelhecimento Masculino, elaborado a partir de oito diferentes cidades da Europa.

Sua  agilidade mental foi avaliada através de uma série de testes destinados a avaliar memória e velocidade de processamento de informação, bem como o humor e o nível de atividade física, os quais afetam a agilidade mental.

Amostras de sangue foram então levadas para medir os níveis circulantes de vitamina D, que é obtida através da dieta e pela exposição à luz solar.
Altos níveis de vitamina D circulante estavam associados com altos escores em testes de memória e processamento de informação, mas após ajuste para o humor e atividade física, a associação permaneceu por apenas um dos dois testes de processamento de informações.

Níveis baixos de vitamina D estavam associados com maus resultados, com níveis de 35 nmol/litro ou marcando sob o pior limiar de desempenho.
Dados experimentais apontam para a plausibilidade biológica da associação entre baixos níveis circulantes de vitamina D e agilidade mental diminuída, mas exatamente como os dois poderiam estar ligados não está claro, dizem os autores.

As possíveis sugestões incluem a vitamina D no aumento certo da atividade hormonal ou a proteção dos neurônios e vias de sinalização química.
Os resultados mostram que a magnitude da associação entre a vitamina D e nível mental-agilidade foi relativamente pequeno, dizem os autores.

Mas se fosse possível afastar os efeitos do envelhecimento sobre o cérebro com a vitamina D, então as implicações para a saúde da população poderiam ser bastante significativas, porque muitas pessoas, especialmente em idade avançada, estão com a vitamina D deficiente.

J Neurol Neurosurg Psychiatry. Publicação Online Primeiro: 21 de maio de 2009. doi: 10.1136/jnnp.2008.165720 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário