terça-feira, 28 de junho de 2011

Acupuntura reduz a dor de cabeça e pescoço em pacientes com câncer


A acupuntura foi avaliada para reduzir significativamente a dor, disfunção e xerostomia na cabeça e pescoço de paciente com câncer após esvaziamento cervical.

O estudo foi liderado por David Pfister, médico chefe do Serviço de Oncologia em Cabeça e Pescoço e Cassileth Barrie, PhD, chefe do Serviço de Medicina Integrativa do Memorial Sloankettering Cancer Centre. Os resultados foram apresentados no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.


Esvaziamento cervical é um procedimento comum no tratamento de câncer de cabeça e pescoço. Existem diferentes tipos de esvaziamento cervical, que variam com base em quais estruturas serão removidas e quais os efeitos colaterais esperados. Um tipo, o esvaziamento cervical radical, envolve a remoção completa dos gânglios linfáticos de um lado do pescoço, o músculo que ajuda a virar a cabeça, uma grande veia e um nervo, que é fundamental para a completa amplitude do movimento para o braço e o ombro.

“Dor crônica e problemas de mobilidade do ombro são comuns após tal cirurgia, afetando adversamente a qualidade de vida, bem como a empregabilidade para determinadas profissões”, disse Pfister.

Nervos poupadores e outras técnicas radicais modificadas para preservarem certas estruturas sem comprometer o controle da doença reduzem a incidência desses problemas, mas não os elimina completamente.

Dr. Pfister acrescenta: “infelizmente, os métodos convencionais de tratamento disponíveis para a dor e disfunção após a cirurgia de pescoço, muitas vezes têm benefícios limitados, deixando muito espaço para melhorias”.

Setenta pacientes participaram do estudo e foram randomizados para receberem acupuntura ou tratamento usual, que incluiu exercícios de fisioterapia e do uso de anti-inflamatórios. Para todos os pacientes, pelo menos três meses tinham se passado desde sua cirurgia e radioterapia. O grupo de tratamento recebeu quatro sessões de acupuntura ao longo de aproximadamente quatro semanas. Ambos os grupos foram avaliados utilizando a escala de Constant-Murley, uma medida composta de dor, função e atividades de vida diária.

Dor e mobilidade melhoraram em 39% dos pacientes que receberam acupuntura, em comparação a uma melhoria de 7% no grupo que recebeu tratamento usual. Um benefício adicional da acupuntura foi a redução significativa da xerostomia, ou boca seca extrema. Este problema angustiante, comum em pacientes com câncer após a radioterapia de cabeça e pescoço, é tratado com sucesso apenas limitado por meio convencional.

“Como qualquer outro tratamento, a acupuntura não funciona para todos, mas pode ser extraordinariamente útil para muitos”, disse o Dr. Cassileth. “ Ela não trata a doença em si, mas a acupuntura pode aliviar vários sintomas agonizantes, tais como a falta de ar, ansiedade, depressão, fadiga crônica, dor, neuropatia e osteoartrite”.

Um relatório publicado pelos Centros de Controle de Doenças (CDC) indicou que mais de 8 milhões de americanos usam a acupuntura para tratar diferentes doenças. A acupuntura está sendo usada no tratamento paliativo do câncer e alívio da dor, fadiga crônica e reduzir as náuseas e vômitos induzidos após a quimioterapia pós-operatória.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário