segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alerta ao Tamiflu

A preocupação com pacientes que pressionam médicos a prescreverem a droga anti-gripe Tamiflu podem estar deixando a porta mais aberta para o vírus da gripe H5N1 aviária.

O abuso do Tamiflu - a arma anti-H5N1, terá como resultado a  não  eficácia se houver um surto de gripe aviária, três principais especialistas médicos advertem.


Na Universidade Chinesa de microbiologia, o professor Paul Chan Kay-Sheung, o chefe da divisão respiratória David Hui Shu-cheong e o professor de pediatria Ellis Kam Hon-lun temem que os médicos podem estar sob pressão de pacientes para prescreverem Tamiflu desnecessariamente em meio ao temor generalizado de um surto da doença na comunidade.

Eles também avisaram que não era incomum para as farmácias venderem a droga  sem prescrição médica, especialmente quando a cidade está em pânico.

Sua preocupação foi fundamentada em uma carta do Centro de Proteção da Saúde a todos os médicos no mês passado, lembrando-lhes que em Hong Kong, pela primeira vez, detectou que o Tamiflu é eficaz contra uma tipo da gripe comum, a influenza A (H1N1).

O centro disse que os relatórios de fiscalização sazonais europeus da gripe indicaram que alguns vírus A (H1N1) neste inverno eram resistentes ao oseltamivir - o nome genérico para Tamiflu.

Cerca de 13% do H1N1  amostrados no ano passado, de toda a Europa mostrou resistência.

O laboratório de saúde pública de Hong Kong, não detectou nenhum vírus da gripe resistente ao Tamiflu em 2006 e em 2007. Mas em janeiro deste ano, cinco vírus H1N1 resistentes foram detectados fora de 62 amostras.

O centro disse que está monitorando atentamente a situação.

Chan disse ao The Standard que sua pesquisa até 2006 mostrou H3N2, outro tipo de gripe comum para este ano, e que não havia sido encontrado resistencia ao Tamiflu.

"Mas não temos certeza da situação atual. Tamiflu é um medicamento muito eficaz contra a gripe e também a última arma para combater H5N1. Não podemos dar ao luxo de comprometer a sua eficácia ", disse Chan.
Ele disse que a taxa de resistência da amantadina, uma droga mais antiga para gripe, atingiu 69% - tornando Tamiflu a única opção para combater a disseminação da gripe.

Hon expressou preocupação de que os médicos de família e pediatras estariam sob pressão dos pais para receitar medicamentos contra a gripe depois que a cidade ficou chocada com a morte de Ho Po-yi, de três anos, que contraiu o vírus da gripe H3N2.

Sua irmã de 6 anos, que veio a ter os mesmos sintomas da gripe, positivou igualmente para o mesmo tipo do vírus da gripe A.

Mas os pacientes que apresentam gripe como sintomas, não podem ter contraído a gripe, fazendo uso impróprio de Tamiflu e aumentando o risco da resistência da droga, disseram Hui que, junto com sua equipe, liberou recentemente um estudo em 194 pessoas adultas com gripe como doença.

Os resultados mostraram que suas doenças foram causadas principalmente por infecções bacterianas e virais que não eram gripe.

“Os pacientes com sintomas menores, tais como espirros e coriza geralmente não precisam de Tamiflu porque já têm uma imunidade preservada. Naturalmente, devem procurar um profissional se os sintomas persistirem,” disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário