terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Acidente Vascular Encefálico (AVE) – Caso clínico

Paciente masculino, 66 anos.

Histórico: 3 dias antes o paciente relatou ter sentido tontura após ter levantado pela manhã. O paciente também apresentou dor de cabeça, entorpecimento, sensação de peso pelo corpo e dificuldade de movimento. Por volta do meio dia os sintomas tinha piorado muito. A dor de cabeça estava severa e ele não conseguia movimentar seu braço e perna do lado direito. O paciente relatou que não tinha náusea ou vômito, no entanto a sua fala estava prejudicada e tinha dificuldade para beber água, apresentando engasgos e tosses nesta situação. A condição apresentada pelo paciente foi diagnosticada no período do hospital, de medicina ocidental, como trombose cerebral. Após um dia de observação e tratamento o paciente foi transferido para o hospital em que recebeu o tratamento a seguir.


Avaliação: O paciente apresentou-se consciente, no entanto a sua fala estava prejudicada e de difícil compreensão. Seus braço e perna direitos estavam paralisados, com grau 3 de força muscular. Os reflexos profundos e superficiais estavam presentes. Havia resposta de extensão plantar a direita. Havia certo grau de prejuízo de sensibilidade no lado direito do corpo. A pressão arterial estava em: 140 x 90 mmHg. Seu colesterol foi avaliado em: 270mg/dl. Durante a inspeção foi identificado que o corpo da língua estava vermelho escuro com equimoses e a saburra da língua esta seca e amarela. Durante a palpação, o pulso do paciente apresentava-se em arame (xian).

Diagnóstico: Zhong Feng (Golpe de Vento) envolvendo os Canais e Colaterais (Jing Luo).

Princípios de tratamento: Ativar a circulação do Sangue (Xue), tonificar o Qi e revigorar os Canais e Colaterais (Jing Luo).

Pontos de tratamento: ID16 (Tianchuang) e VG20 (Baihui). Ambos os pontos de acupuntura foram estimulados mediante a utilização da técnica de moxabustão indireta através do uso de bastões de moxa. Cada um dos pontos de acupuntura recebeu aplicação de estímulo por 15 minutos, duas vezes por dia.

Acompanhamento: Após 20 dias consecutivos de tratamento, os sintomas apresentados pelo paciente já tinham melhorado consideravelmente e já era capaz de caminhar sozinho, flexionar e estender sua mão direita com facilidade, além de apresentar boa melhora no grau de força muscular.

O paciente relatava sentir uma profunda sensação de relaxamento após a aplicação da moxabustão. Além disso, relata ter percebido que na região em que as moxabustão era aplicada na cabeça, ao redor do VG20 (Baihui), novos cabelos pretos estavam surgindo, região que então se apresentava com calvície. Avaliação por eletro encefalograma (EEG) antes e após a aplicação do estímulo por moxabustão, apresentou diferenças com óbvias melhorias após os 30 minutos de tratamento nos dois pontos.

Após 62 dias de tratamento, o paciente foi dispensado do hospital, praticamente curado.

Explicação: A aplicação da moxabustão no ponto de acupuntura VG20 (Baihui) e no ID16 (Tianchuang) para pacientes com hemiplegia e perda ou dificuldade na fala devido a Zhong Feng (Golpe de Vento -NΘ zhòng fçng) já era relatada desde a Dinastia Tang (618 – 907), como é possível observar nas obras do grande mestre Sun Si Miao, muitas vezes identificado como deus da Medicina ou Rei da Medicina, Bei Ji Qian Jin Yao Fang (Prescrições Importantes de Mil Ouros para Emergências) e Qian Jin Yi Fang (Prescrições Suplementares aos Mil Ouros), podemos encontrar citações como:

“Para hemiplegia, primeiro aplicar moxabustão no ID16 (Tianchuang)”;
“com mãos e pés paralisados, VG20 (Baihui)”;
“Para perda da fala, primeiro aplicar 50 cones de moxa no ID16 (Tianchuang) e então 50 cones no VG20 (Baihui)”.

Esta formulação clássica foi então modificada pelo autor do presente relato de caso para que, ao invés da utilização da técnica de moxabustão direta, fosse utilizada a técnica de moxabustão indireta mediante a aplicação de bastões de moxa com objetivo de manter os efeitos terapêuticos classicamente descritos, porém sem a necessidade de causar dor e desconforto no paciente.

O autor descreve que foi realizado um estudo onde foram incluídos 33 pacientes, com este tratamento descrito, tendo apresentado uma taxa de efetividade total de 97%. Foi observado efeitos terapêuticos de curta e de longa duração com o método terapêutico descrito, além disso foi observado que os valores alterados da pressão arterial, dos níveis de colesterol e os achados do eletro encefalograma (EEG), todos melhoraram.

Desta forma a conclusão apresentada é que a aplicação da moxabustão nos pontos de acupuntura ID16 (Tianchuang) e VG20 (Baihui) pode melhorar a circulação sangüínea cerebral e foi efetivo em baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Fonte: Medicina Chinesa Brasil, volume I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário