quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tratamento de diferentes doenças com o ponto do ápice auricular

A função do ponto auricular (Erjian-M-HN-10) é discutida neste trabalho e anamneses mostraram o tratamento eficaz de herpes zoster, conjuntivite aguda, febre alta, faringite e afonia pela sangria no ápice da orelha com a agulha trifacetada são discutidos. Em cada caso o sofrimento do paciente foi aliviado dentro de poucos minutos.


Introdução

A auriculoterapia é um microssistema do corpo humano e a área de confluência dos doze canais primários. O ponto do ápice auricular é localizado do topo da hélix. Com a metade posterior da orelha dobrada para frente, o ponto é localizado na parte mais alta da prega superior. Sua ação é promover o Qi (T’chi) e a circulação de Sangue (xue), limpar calor umidade e patógenos tóxicos, remover estagnação de Qi e Sangue, resolver edema e aliviar dor. É muito efetivo para doenças de cabeça e pescoço, especialmente aquelas caracterizadas pelo excesso de Yang, calor e dor.

Neste artigo, nós contamos algumas histórias de casos de pacientes cujas desordens foram tratadas pela sangria do ápice auricular com a tradicional agulha trifacetada com o método de pinçar e beliscar. Com esta técnica, o ponto a ser tratado é pinçado entre o dedo polegar e indicador. Esta ação isola o ponto e promove uma concentração venosa de sangue, que facilita o sangramento. O ponto a ser sangrado é limpo com álcool 70% e deixado secar naturalmente. O desconforto do sangramento pode praticamente ser eliminado através de uma inserção rápida para a profundidade superficial desejada de 0,05-0,1 cun (tsun).

Relato de caso 1 – Herpes Zoster

       Um homem de 60 anos queixou-se de severa dor em queimação com vermelhidão em seu pescoço a atrás de sua orelha direita durante os últimos 5 dias. Ele tinha hipersensibilidade ao toque, anorexia e inquietação. Associado aos sintomas, inclui-se um gosto amargo na boca, apetite ruim, garganta seca, constipação e urina escassa e escura. Sua maior preocupação era que ele tinha dormido mal durante cinco dias e noites. Sua condição não apresentava melhora após tomar medicação e seu amigo recomendou-o para mim. No exame ele tinha pequenos aglomerados de bolhas cheias de um líquido claro, vermelhidão na ponta da língua e laterais com revestimento fino amarelado e pulso em corda e rápido. O diagnóstico foi Herpes Zoster e a Diferenciação de Síndromes foi calor umidade e patógenos tóxicos afetando os canais de fígado e vesícula biliar. Depois de rigorosamente esterilizado o ápice auricular com álcool 70%, piquei os pontos bilateralmente para deixar sair sete ou oito gotas de sangue. Ele imediatamente relatou que a maior parte das dores foi aliviada e que ele sentiu uma sensação de relaxamento em sua cabeça e pescoço. Em seguida sementes de Vaccaria foram aplicadas em sua orelha esquerda nos pontos fígado, vesícula biliar, pescoço, cabeça e shenmen da orelha e foram mantidos por sete dias. Quando visitou-me no dia seguinte, ele relatou que se sentiu muito melhor e havia tido 5 horas de sono profundo na noite anterior. Depois de mais um tratamento sua doença foi curada.

Relato de caso 2 – Conjuntivite aguda

            Um homem de 35 anos que estava sofrendo de dor ocular e prurido nos olhos por dois dias. Ele tinha dor de cabeça, fotofobia, olhos vermelhos com secreção abundante pegajosa e amarela, dor em pontada, lacrimejamento e sensação de um corpo estranho no olhos, mas sua visão estava normal. A ponta da língua estava vermelha e seu pulso estava levemente em corda. O diagnóstico foi conjuntivite aguda e a Diferenciação de Síndromes foi de vento calor afetando o canal do fígado. O ápice auricular foi sangrado como descrito acima. Durante o tratamento, ele relatou que seus olhos estavam confortáveis e refrescados. Seguindo mais um tratamento no dia seguinte, ele estava curado.

Relato de caso 3 – Febre alta

            Um homem de 22 anos que tinha sofrido de febre por um dia. Ele tinha leves calafrios, dor em todo o corpo, fraqueza, dor de garganta e apetite ruim. A temperatura estava 40ºC. Sua língua estava vermelha com uma saburra fina amarelada e seu pulso estava rápido e flutuante. O diagnóstico foi febre alta e a Diferenciação de Síndromes foi Hiperatividade do calor perverso no nível de Qi. Depois da picada no ápice auricular para deixar sair sete ou 8 gotas de sangue, ele instantaneamente sentiu-se mais confortável e sua dor de garganta tinha quase desaparecido. Sua temperatura caiu para 39,5ºC e uma hora depois reduziu para 39ºC. Dois dias depois sua febre tinha desaparecido completamente.

Relato de caso 4 – Faringite

            Um homem de 40 anos teve resfriado e subsequentemente sofreu de dor e coceira na garganta por duas semanas, acompanhado por uma secura na boca e tosse seca sem catarro. Sua garganta estava vermelha e sua amígdalas estavam inchadas. A ponta e as laterais da língua estavam vermelhas e seu pulso estava flutuante e um pouco rápido. O diagnóstico foi faringite e a Diferenciação de Síndromas foi vento e calor perverso no aquecedor superior. Depois da sangria no ápice, perfuramos uma mancha vermelha próximo a B13 (Feishu) e deixamos sair 3-4 gotas de sangue. Seguindo o tratamento, ele disse que sua dor de garganta tinha quase desaparecido. No dia seguinte a sua boca seca tinha se resolvido, ele apenas ocasionalmente tinha tosse seca, sua faringe estava ligeiramente vermelha e o inchaço nas sua amígdalas tinha reduzido. Picamos o ápice da orelha novamente e ele se recuperou totalmente.

Relato de caso 5 – Afonia

            Uma mulher de 26 anos tinha frio por cinco dias e estava incapacitada de falar por dois dias, com a garganta dolorida e a boca seca. Sua garganta estava vermelha sem inchaço das amígdalas. A ponta e a lateral de sua língua estavam vermelhas e seu pulso flutuante. O diagnóstico foi de afonia e a Diferenciação de Síndromes foi deficiência de Pulmão pelo ataque de vento calor perverso. Depois de picar e sangrar o ápice da orelha, ela sentiu sua garganta fresca e confortável e poderia falar em voz baixa. Depois de mais um tratamento no dia seguinte, ela estava curada.

Discussão

            A terapia auricular tem diversas vantagens em relação a acupuntura sistêmica, por exemplo a simplicidade, praticidade e fácil aceitação dos pacientes. Picar e sangrar o ápice auricular é um método ideal para tratamento de algumas doenças da cabeça e pescoço causadas pela invasão do corpo pela umidade calor, vento calor e patógenos tóxicos.

            Durante o tratamento, atenção deve ser dada para os seguintes pontos:

  1. Não tratar pacientes que estão fracos, em jejum ou em estados nervosos;
  2. Não usar este tipo de tratamento para pacientes que sofrem de anemia, hipotensão, qualquer doença hemorrágica, etc;
  3. Durante o tratamento, certeza, precisão e velocidade são a chave para uma boa técnica;
  4. Se um capilar distinto do ápice auricular é observado, seu sangramento ao invés de sangrar a localização mais convencional, pode produzir resultados dramáticos.
Fonte: Journal of Chinese Medicine. Número 82.

Um comentário:

  1. Rafael, muito obrigada pelas excelentes informações compartilhadas. Amo a MTC, cada dia aprendo mais e fico encantada com os resultados das técnicas bem aplicadas!!!

    ResponderExcluir